Reenha Filme Temple Grandin
Por: vpinage • 22/9/2016 • Resenha • 828 Palavras (4 Páginas) • 4.021 Visualizações
Temple Grandin. Direção de Mick Jackson. Produção de Scott Ferguson. HBO Films, 2010.
O Filme biográfico retrata a vida da Dra. Temple Grandin, diagnosticada com autismo logo na primeira infância. Quando aos 4 anos de idade a mãe preocupou-se por ela ainda não falar, e a levou para uma avaliação psiquiátrica.
O diagnóstico recebido por Temple, é no primeiro momento chamado pelo medico de esquizofrenia infantil.
A mãe no entanto ignorou o diagnóstico pessimista e inicia uma batalha com a filha ,utilizando de vários métodos e estratégias para que sua menina falasse e tivesse uma vida normal como outras crianças. Os anos escolares foram muito difíceis, mas a mãe era persistente e conseguiu que a filha chegasse ao ensino médio.
Durante o ensino médio , que foi em regime de internato , determinado professor descobriu que a mente da Temple se organizava por meio de imagens e não por palavras.
Após o diagnóstico, Temple é estimulada intensivamente pela mãe e posteriormente conduzida á escola onde é auxiliada por um dedicado professor até a conclusão do ensino médio, quando se muda para a fazenda de sua tia.
Ao chegar em casa sua tia a coloca em um quarto e escreve na porta que aquele seria dela. Lá, mesmo arredia com as pessoas se interessa pelo modo como os trabalhadores lidam com a criação do gado que existe na fazenda, desde a alimentação até o abate.
Em determinado dia, dirigindo-se ao seu quarto deparou com a placa caída e achando que sua tia não a queria mais, em pânico corre para o local onde ocorre a vacinação do gado e pede a tia que a prenda. Que mesmo não entendendo, o faz. Temple fica aliviada e relaxada.
Como não gosta de ser tocada por ninguém , nem pela mãe , nem pela tia, Temple sente a necessidade de se sentir protegida nos momentos de angústia e medo. E com base no curral de vacinação ela idealiza e constrói um dispositivo semelhante que a pressiona e imobiliza, gerando uma sensação de tranquilidade que acalmam as crises, o que foi chamado de máquina do abraço.
Mesmo com todas as limitações que o autismo impõe, ela é dotada de uma inteligência incomum, principalmente para a área da matemática. O filme destaca as habilidades acadêmicas, visuo-espaciais e mecânicas de Temple Grandin.
Seus familiares percebem suas habilidades e a incentivaram a entrar em uma universidade. Quando chega ao alojamento da faculdade ao passar pelos corredores observou que os quarto eram ocupados por duplas. Ao se deparar com o seu, viu que somente seria ocupado por ela. Teve uma crise e sua mãe com muita paciência esperou ela se acalmar.
Quando Temple entra para a faculdade de engenharia, a dificuldade que o autista tem de se relacionar, se faz presente, e ela não consegue fazer muitas amizades. Porém ganha amizade de uma garota cega, que se torna a única pessoa em que ela deposita alguma confiança. Lá também conhece um professor que acredita no grande potencial dela e a incentiva a investir em um curso voltado para a agropecuária.
Temple queria levar a máquina do abraço para seu quarto, mas foi impedida pelo reitor, mesmo assim ela confeccionou a máquina e pôs no quarto. Terminada a faculdade foi fazer mestrado e sua tese era sobre comportamento do gado.
...