Relatorio de Estagio Supervisionado III
Por: carlacarol • 24/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.733 Palavras (7 Páginas) • 1.962 Visualizações
[pic 1]
Relatorio de Estagio Supervisionado III
Feira De Santana-Ba
2016
[pic 2]
Relatório de estágio supervisionado III
Relatório de estágio apresentado ao curso de serviço social do centro de Educação a distância cead da universidade Anhaguera Uniderp com requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de estágio supervisionado III
Feira de Santana -Ba
2016
Sumário
1Identificação
2 Introdução
3Desenvolvimento
4Conclusão
5 Referências
1 Identificação
Nome do Estagiàrio:
Curso: Serviço Social
Telefone:
E-mail: Nivel de Estágio:Estágio Supervisionado III
Loval de estágio:Cras (Programa Bolsa Familia)
Endereço: Praça Presedente Tancredo Neves ,Bairro:Centro,Irara-Ba
Nome do (a) supervisor (a) Academico: Ademildes Silva De Almeida Cress 527
2
Nome do (a) supervisor (a) de campo: Daiane de Jesus Da Silva Cress 11704
Carga horária: 150 horas 01/de março de 2016 Término
2 Intrudução
O presente relatório foi elaborado com o objetivo de apresentar e descrever as atividades desenvolvidas durante todo o periodo de Estágio Supervisionado em campo de curso de serviço social,na cidade de Irará Ba, a parti do que foi observado e vivenciado no Cras- Bolsa Familia
Nesse periodo, observou-se as demandas atendidas e os serviços ofertados que propiciam acolhida e esculta qualificada,visando as atitudes vivência das formas de orghanização e gestão do campo de estágio,gerência do processo de trabalho da Assistente social dentro da instituição e as tecnicas utilizadas pela mesma,nas práticas diárias na instituiçao.
Foi realizada a execução do projeto de intervenção,onde teve como objetivo a ampliação e divulgação das condicionalidades do programa Bolsa Familia,com a finalidade dos beneficiários cumprirem com as condicionalidades exigida pelo programa.As quais se destinaram a abordar as observações e tecnicas utilizadas pelo Assistente Social correlacionando a teória com a pratica por meio de uma leitura da realidade dos usuários,bem como das demandas institucionais
3 Desenvolvimento
O presente estágio foi realizado no Cras (Bolsa Familia),situado na Praça Presidente Tranquedo Neves centro,Irará Ba.O centro de referência de Assistência Social (Cras) foi instituido pela lei n 12.435 de 6 de julho de 2011.
O Centro de Referência de Assistência social(Cras) é a porta de entrada da Assistencia social.É um local publico localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviçços de Assistência social com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
A partir do adequado conhecimento do território,o cras promove a organização e articulação das unidades da rede sociassistenciais e de outras politicas.Assim,possibilita o acesso da população aos serviços benefícios e projetos de assistência social,se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
Percebe-se que o Cras tem a função de ofertar serviços de Proteção e atendimento Integral a Familia (Paif) e o Serviço de Convivênçia e fortalecimento de vinculo(Scfv).
No cras, os cidadõos também são orientados sobre os benefícios assistênciais e podem ser inscritos no cadastro único para progranas sociais do Governo Federal.
O público alvo são familias e indivíduos em situação grave desproteção,pessoas com deficiência,idosos,crianças retiradas do trablho infántil,pessoas inseridas no cadastro único beneficiário do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação continuada (BPC) entre outros.
Durante o Estágio I no Cras (Bolsa Familia) foi preciso fazer uma ponte entre a teória/reflexão/prática,construidas por meio dos conhecimentos e experiências adquiridas por meio da observação ,identificação de rotinas,procedimentos e problematicas no universo social da vivência na instituiçao.
Nesse periodo observou-se o comportamento dos usuários dentro da instituiçao,sua atitudes,a vivência das formas de organização e de gerência do processo de trabalho da assistente social dentro da instituição.Levantou-se necessidades sociais dos usuários dos serviços do campo de estágio,identificação,planejamento,analise das caracteristicas,formas de organização e gestão do campo de estágio,articulação teórico-prática,por meio do confronto entre as situações identificadas no campo de estágio.
No Estagio II foi necessário fazer um estudo de tudo o que se analisou para que o projeto de intervenção fosse iniciado. A partir da vivência presenciada no campo de estágio,surgiu o interesse pelo tema a parti das demandas apresentadas durante o atendimento da equipe do Programa Bolsa Familia que atendi a toda comunidade onde pode perceber a grande dificuldade da população de entenderem o PBF e suas condicionalidades,tendo como o projeto de intervenção promover ações de esclrecimento através de palestra e folhetos informativos.
Neste contesto foi realizado um projeto de intervenção e teve como tema a Ampliação e divulgação do programa Bolsa Familia no miunicípio de Irará caracterizando dessa forma um desenvolvimento intégral entre as familias,com objetivos de esclarecer a determinada populaçao de Irará com menor índice de conhecimento,sobre o programa Bolsa Família e suas condicionalidades ,criando condições para promover que essa demanda cumpra com as condicionalidades.
Objtivou-se com este projeto,sensibilizar as famílias beneficiárias do programa que cumpram com as normas estabelessidas para que não tenham seu benefício bloqueado.
...