Relatorio de estágio
Por: Patricia.33 • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 198 Visualizações
[pic 1]
CARLA PATRICIA 91884441239
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CAMPINAS- SP
2016
[pic 2]
CARLA PATRICIA 91884441239
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
[pic 3]
CAMPINAS- SP
2016
SUMÁRIO
Identificação.................................................................................................. 4
Introdução......................................................................................................5
Descrição de campo de estágio.....................................................................6
Serviço Social na instituição...........................................................................7
Considerações finais......................................................................................8
Referências....................................................................................................9
Anexos...........................................................................................................10
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Carla Patricia
Curso: Serviço Social
Telefone: (19)
e-mail:
Nível do Estágio Supervisionado: I
Local de Estágio: Penitenciaria Feminina de Campinas
Endereço:Av. João Morato dos Santos nº100 / São Bernardo – Campinas/SP
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Eliete
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Maria José Candido
Carga horária: 150 HsInício: 23/08/2016 Término: 03/11/2016
INTRODUÇÃO
O presente relatório foi desenvolvido no Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera, na disciplina de estágio supervisionado I, com supervisão acadêmica da professora Eliete Nascimento Lobo . O estagio foi realizado na Penitenciaria Feminina de Campinas , localizado na Av. João Morato dos Santos nº100 São Bernardo / Campinas -SP. A carga horária do estagio obrigatório nesta unidade foi de 150 horas, com supervisão no Campo da Assistente SocialMaria José Candido .
O estágio curricular supervisionado em Serviço Social é um momento no qual possibilita uma aproximação com a realidade concreta e a oportunidade de relacionar teoria e prática. Visa inserir o aluno em diferentes espaços ocupacionais onde se desenvolve o trabalho de assistentes sociais que lidam com as diferentes expressões da questão social.
DESCRIÇÃO DE CAMPO DE ESTÁGIO
O estagio supervisionado foi realizado na Penitenciaria Feminina de Campinas , que esta localizada na Av. João Morato dos Santos n°100 – São Bernardo , Campinas – SP. Cuja esta unidade prisional está sob responsabilidade da Secretaria Administrativa Penitenciaria (SAP), onde trata com exclusividade este segmento. A tarefa desta unidade é de propor melhores condições de retorno à sociedade dos que estão cumprindo suas obrigações com a justiça por meio de pena restritiva de liberdade. O objetivo é ter um sistema carcerário eficiente, considerando um Estado democrático, onde o direito de punir é consequência, mas com fundamento nos princípios de humanização da pena. A missão trata se de promover a execução administrativa das penas privativas de liberdade, das medidas de segurança detentivas e das penas alternativas à prisão. A comunidade desta unidade prisional se beneficia de programas que tem por objetivo a reinserção do reeducando a sociedade, projeto tais como trabalhos exercidos dentro do complexo penitenciário.
Como citado a presente instituição, proporciona programas e projetos para que os reeducandos possam desfrutar durante o tempo em que estiverem reclusos. Dentre os principais projetos realizados na unidade, encontra se a oportunidade de trabalhos realizados dentro do complexo penitenciário, onde só é adquirido após avaliação e constatação de boa conduta. A unidade conta com parcerias com empresas de segmentos variados, podendo as mesmas estarem instaladas ou não no complexo. O reeducando que participam deste programa, trabalham em horário comercial, recebem um salário mínimo, e dispõe da condição de redução de pena que lhe foi atribuída, a cada três (3) dias trabalhados é reduzido um (1) na pena. Considerado um dos projetos mais importantes desenvolvidos, encontra se a Pastoral Carcerária, que estão presentes alguns dias do mês, no qual proporcionam ao reeducando palestras, corais e leitura de passagens da Bíblia, criando para o recluso um momento de reflexão e relaxamento. Ambos os projetos tem resultados positivos diante ao reeducando, no qual objetiva se a reinserção do mesmo, podendo também haver melhoras no aspecto psicológico.
SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO
Durante o período do estagio supervisionado, a estagiaria permanece no setor da Reintegração. Este setor é responsável por toda atividade social exercida dentro desta unidade, como orientar sobre documentação. O serviço social trata de assuntos como auxilio reclusão, reconhecimento de paternidade, inclusão do reeducando dentro da unidade, ligação e notícias para familiares, orientação de registro de nascimento, encaminhamentos (enfermaria).
Considerando a profissão de Serviço Social nesta área, está direcionada a defesa, manutenção e garantia de direitos.
...