Relatorio de estagio I
Por: conab • 17/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.154 Palavras (17 Páginas) • 505 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LUIZ CARLOS DOS REIS – RA 366565
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Fortaleza – Ceará
2015-1
[pic 3][pic 4]
LUIZ CARLOS DOS REIS RA- 366565
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I
Fortaleza – Ceará
2015-1
SUMÁRIO
- Introdução
1.1-Histórico da Instituição
1.2-Projeto Terapêutico
1.3-Objetivos; Geral e Específico
1.4-Organograma
1.5-Metodologia
1.6-Programas
1.7-Projetos
1.8-Atividades em Grupo
1.9- O Serviço Social na Instituição
1.10-Considerações Finais
1.11- Referências
INDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Luiz Carlos dos Reis
Curso: Serviço Social Telefone: (85) 8621-0851
E-mail: luiz.reis@conab.gov.br
Estágio Supervisionado II
Local de Estágio: Hospital Nosso Lar
Endereço Avenida Carapinima Nº 2424 Benfica CEP: 60.015-290.
Telefone: (85) 3206-3550
Supervisora Acadêmica: Antônia Eliana Sampaio de Freitas CRESS 2199
Supervisora de Campo: Nadja Socorro Almeida Prata CRESS 2627
Carga horária: 80h Inicio: 19/01/15 Término: 11/02/15
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho retrata uma experiência de estágio no Hospital Nosso Lar pertencente à Instituição Espirita Nosso Lar, com a finalidade de desvendar sua dinâmica e funcionamento, considerando para isso os aspectos estrutural e conjuntural da referida instituição. Dentro de uma visão crítica e ética explanar acerca das características gerais da instituição e seus objetivos, bem como as relações sociais e também sobre os dispositivos legais que norteiam a implementação das normatizações.
Segundo Luz (1996), para tornar a analise institucional um instrumento importante no estudo das contradições intra-institucionais em conjunturas específicas, é necessário levar em consideração alguns parâmetros: o primeiro deles é ir além de seu aspecto estrutural, pois as normas têm como função regulamentar o seu funcionamento; o segundo parâmetro é observar a tentativa de implementação dessas mesmas regras em instituições que atendem pacientes com Transtorno Mental e ou Dependência Química.
O Brasil, acompanhando a onda de renovação no atendimento mental, implantou uma Reforma no Sistema de Saúde Mental, onde a pessoa com transtorno mental deixou de ser vista como um estorvo social e passou a ser um sujeito de direitos. No Ceará a reforma implantou vários serviços para a comunidade, tais como: os Centros de Atenção Psicossocial- CAPS, o Hospital-Dia, Comunidades Terapêuticas, Leitos psiquiátricos em Hospital Geral e parcerias com o Programa Saúde da Família-PSF, isso porem anda muito lentamente, com dificuldades e entraves de ordem politica e econômica.
Essa Reforma que trouxe mudanças no paradigma político-social iniciou a reestruturação dos serviços prestados aos pacientes, abolindo práticas antigas e objetivando a reabilitação psicossocial da pessoa com transtornos mentais, através de equipe multidisciplinar buscando cumprir o que determina a Lei 10.216/2001 que assegura os direitos da pessoa com transtornos mentais.
HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A Instituição Espirita Nosso Lar proprietária do Hospital Psiquiátrico Nosso Lar situada á Avenida Carapinima Nº 2424, no Bairro Benfica em Fortaleza- Ce é uma Sociedade Civil de Direito Privado, de caráter filantrópico que tem como objetivo maior a assistência material, moral e espiritual a pessoas carentes. A instituição está instalada numa área de 10.000 metros quadrados e com 6.000ms construídos onde funciona o Hospital.
A história da instituição começa em 1948 com o casal Antonio Leite Araújo Filho e sua esposa a Sra. Maria José Leite de Araújo, que vendo a situação de crianças órfãs e ou abandonadas em situação de risco social
decidiu abrir uma casa que as abrigasse e aliviasse o sofrimento delas, baseadas em princípios espiritualistas e cristãos para transformar os seus destinos e fazer delas cidadãos úteis à sociedade. A casa era mantida com o soldo do então Major do Exercito Antonio Leite de Araújo Filho. A partir de 1955 a casa ganhou personalidade jurídica passando a receber subvenção federal e doações de particulares. A entidade é reconhecida como de utilidade pública nos níveis federal, estadual e municipal.
De 1948 a 2003 a instituição abrigou crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Nos anos 60 a ajuda do Estado quase sumiu e para não fechar, a Diretoria resolveu mudar as atividades e criou a Casa de Repouso Nosso Lar e a partir de 2003, o Hospital Psiquiátrico Nosso Lar para atender pessoas com transtorno mental. A instituição mantem convênios com o Sistema Único de Saúde- SUS- e outros planos de saúde para dar sustentabilidade aos projetos sociais. O Hospital Nosso Lar atende jovens e adultos com transtornos mentais de ambos os sexos, em regime de internação.
Atualmente o hospital tem convênios com Universidades Públicas e Privadas, com Escolas Profissionalizantes de Enfermagem, tornando-se campo de estágio na área de saúde mental. E com o Banco do Brasil através do Programa Adolescente Aprendiz- PAA- para jovens com idade entre 15 a 17 anos e 10 meses, conforme diz o Artigo 428 e seguintes da CLT.
O hospital é a principal fonte de renda da Instituição para atingir o objetivo social a que se propõe, ou seja; dar assistência hospitalar com internação voluntária ou involuntária a pessoas com transtorno mental ou dependência química, com o objetivo de reabilitação psicossocial, tratamento humanizado e o restabelecimento da saúde, reinserção na família, trabalho e sociedade. Atendimento psiquiátrico individual de acordo com a necessidade de cada paciente, com plano terapêutico inclusive prescrição farmacológica, psicoterapia, terapia ocupacional, nutricional e social do paciente e da família.
...