Relatorio de estagio curricular I
Por: 2015cleu • 8/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.828 Palavras (8 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL I
ISLAMÁRIA RODRIGUES DE CARVALHO
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA sOCIAL
[pic 3]
ARARIPINA-PE
2014
ISLAMÁRIA RODRIGUES DE CARVALHO
Ead: 00758160 / 5° semestre letivo
.
CARACTERIZAÇÃO SOCIOINSTITUCIONAL
CREAS - CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO EM ASSISTÊNCIA sOCIAL
ARARIPINA-PE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................04
2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................05
2.1 Constextualização histórica e Indentificação da Instituição de Serviço............05
2.2 CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social............05
3 CONCIDERAÇÕES FINAIS................................................................................10
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência das atividades realizadas durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social I no Centro de Referência Especializado de assistência Social (CREAS) de Marcolândia-PI. A experiência tem contribuido significamente ao processo de formação profissional por meio do desenvolvimento da postura investigativa, propositiva, criativa e interventiva.
A supervisão de estágio em Serviço Social consiste num acompanhamento direto e sistemático do/a estudante, envolvendo o/a supervisor/a de campo e acadêmico/a visando a formação profissional do/a Assistente Social através da apreensão dos conhecimentos teórico-metodológicos, ético-políticos, técnicos-operacionais que orientam o exercicío profissional.
O estágio supervisionado é uma atividade que propicia o ensino-aprendizagem com a apreensão de fundamentos teórico-metodológicos, ético-político e técnico-operacional onde o/a estudante tem condições de desenvolver habilidades, potencialidades e conhecimentos específicos ao trabalho profissional e a totalidade da profissão.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Constextualização histórica e Indentificação da Instituição de Serviço
Neste relatório iremos aborda historicamente a implantação do centro de referencia (CREAS). Que foi fundado no mês de março de 2006, devido ao alto índice de prostituição infantil, como trafico de adolescente, abuso sexual, e violência, sendo o município inferior a um numero de habitantes de implantação do CREAS. Sendo que teve que passa por muitos desafios para implantação da instituição, tendo como organização os gestores: Francisco Pedro de Araujo e a primeira dama Armandina vieira de Araujo e a secretaria de assistência social Lara Suzanny, tendo como objetivo atender todo publico alvo com seus direitos violados. Ativando na cidade de MARCOLÂNDIA PI.
Tendo como missão atuar de forma eficaz nas orientações e valorizações e aperfeiçoamento do exercício profissional promovendo melhoria da segurança e da qualidade de vida da sociedade. Fortalecer as famílias, função de protetora de seus membros e incluir as famílias nas sedes sócias e nos serviços públicos, romper o ciclo de violência no interior da família. Oferecer condições para reparar danos, interromper a violação dos direitos, prevenirem a reincidência de violação de direitos.
Esta sendo a política publica que tem como alvo atingir a população e também a policia da família, aonde vimos caso em quer os filhos não queriam cuidar de sua mãe, ou seja, abado na família através da política publica da família tentando uma possível reconciliação entre filhos e mães. MDS – Ministério de desenvolvimento social. (SUS) sistema único de saúde 100.000 mil para pagamentos de funcionários, compra materiais e atender as demais demandas.
Totalizando um numero de pessoas que trabalha na instituição.
- A secretaria de assistência social: Lara Suzanny
- A coordenadora do (CREAS): Lívia Pires
- Técnicos de assistente Social: Lívia Pires
- Psicóloga: Larice
- Secretaria: Maria
- Serviços Gerais: Amélia Maria
Sendo que todas as famílias são estruturadas algumas de classe baixa, e outros de classe mediam.
As decisões tomadas vêm de totalidade da secretaria de assistência social que repassa para seus funcionários que trabalha na instituição como psicóloga, assistente e elabora um plano para quer seja rotina mensal.
Todo publico como famílias e indivíduos que vivencia violação de direitos. Sendo que o assistente social busca a realidade do sujeito os fatores sócios econômicos em que se encontram. Tendo em vista a questão ética moral e cultural, como conviver nos meios de família e comunitário, observa os fatores que leva a presente situação e depois traçar alternativas possíveis para minimizar a situação de a família tentar inseri bem na sociedade.
Os programas que são do CREAS:
Dependentes químicos os enviados para as clinicas, os cuidados com os idosos em caso de abandonos. Projetos para pessoas que sofreram abuso sexual, na adolescência. Os atendimentos são multidisciplinaridade entre os profissionais, ou seja, todos os trabalhos em conjunto.
É ampla, mas tem fiscalização mais rígida, porem o projeto ético- político profissional, é inserido na instituição como responsabilidade, e também tem o conselho regional para ser bem implantado o projeto ético- político. Sendo que todos os profissionais que atuam na instituição devem obedecer ao código de ética, para melhor funcionamento da organização do CREAS. Agindo assim a sociedade ver que existem realmente verdadeiros profissionais no campo do serviço social.
...