Resumo da primeira infância em santa cruz do capibaribe
Por: Andreza Soares • 13/4/2019 • Relatório de pesquisa • 680 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
A Primeira Infância no Município de Santa Cruz do Capibaribe.
Conforme o Marco Legal pela Primeira Infância, o Município de Santa Cruz do Capibaribe vem se adequando em todas as ações das áreas da administração pública, dando prioridade ao artigo 5 da Lei:
Art. 5o Constituem áreas prioritárias para as políticas públicas para a primeira infância a saúde, a alimentação e a nutrição, a educação infantil, a convivência familiar e comunitária, a assistência social à família da criança, a cultura, o brincar e o lazer, o espaço e o meio ambiente, bem como a proteção contra toda forma de violência e de pressão consumista, a prevenção de acidentes e a adoção de medidas que evitem a exposição precoce à comunicação mercadológica.
Como também:
Art. 10. Os profissionais que atuam nos diferentes ambientes de execução das políticas e programas destinados à criança na primeira infância terão acesso garantido e prioritário à qualificação, sob a forma de especialização e atualização, em programas que contemplem, entre outros temas, a especificidade da primeira infância, a estratégia da intersetorialidade na promoção do desenvolvimento integral e a prevenção e a proteção contra toda forma de violência contra a criança.
Desta forma, apresentamos ações do Governo Municipal que já foram implantadas e outras que estão sendo Implantadas no decorrer de segundo semestre de 2017.
Secretaria de Educação:
- Ampliação das vagas na idade de 0 a 03 anos;
- Entrega da Creche Severino Amaro;
- Construção de 03 creches para atender 360 crianças;
- Entrega de brinquedotecas nas Unidades de Educação Infantil;
- Acompanhamento Pedagógico aos professores da educação infantil com supervisores em cada creche e Centro de Educação Infantil;
- Formação Continuada, mensalmente com temas voltado para a Primeira Infância;
- Atividades Pedagógicas com temáticas sobre a Primeira Infância;
Secretaria de Governo e Desenvolvimento Social:
- Grupos de Gestantes nos CRAS;
- Casa de Passagem: espaço adequado com atendimento capacitado para as crianças de 0 a 03 anos;
- PETI
- SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
- Implantação do Programa Criança Feliz, atendendo 200 metas;
Secretaria de Saúde
Disponibiliza 32 leitos de internação para Pediatria, 09 equipes de Saúde da Família, e trabalha em todas as ações com olhar voltado para a saúde infantil com ênfase na primeira infância.
- Atenção Básica:
- Atendimento Puerperal – visita com orientação de cuidados gerais a genitora com a criança nos primeiros 40 dias de vida;
- Puericultura – acompanhamento do crescimento e desenvolvimento;
- Vacinação;
- Consulta Médica;
- Programa Saúde na Escola – PSE: palestra de orientações de higiene, alimentação saudável, entre outras.
- Atendimento de saúde-bucal – aplicação de flúor em crianças em 08 unidades;
- Atenção Especializada:
- UPA – com atendimento de Urgência e Emergência à crianças;
- SAMU – atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, realização de campanhas educativas em escola de primeiro Socorros e orientações no Maio Amarelo.
- Hospital Municipal Raimundo Francelino Aragão – internamentos pediátricos e partos normais e cesarianos pré-agendados;
- AME Infantil – atendimento ambulatorial com pediatra, neuropediatra, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapia, terapia ocupacional, vacinação, testes do pezinho, orelhinha e linguinha;
- Parceria com a ADESC – reabilitação em fisioterapia a crianças com necessidades especiais;
- Policlínicas – obstetrícia de alto risco a gestantes, bem como pré-natal de baixo risco, Ultrassonografia, Ortopedista, Sala de Curativos.
- Vigilância em Saúde:
- Objetiva a vigilância das ações que proporcione melhoria na qualidade de vida da população, com ênfase na saúde mental e infantil.
- Parto Humanizado.
Finalizamos nosso relatório deixando para 2018 o compromisso que estão sendo planejadas ações na área da Secretaria de Obras, Cultura e Turismo, que serão inseridas na perspectiva da Primeira Infância e continuar ampliando cada vez mais na Educação, Saúde e Assistência ações voltadas a fase referida e tão importante.
...