SEMINÁRIO TEMÁTICO IV – FAMÍLIA, SUBJETIVIDADE E SOCIEDADE
Por: Sol76Rosario • 6/6/2015 • Relatório de pesquisa • 757 Palavras (4 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DOM PEDRO II
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
SEMINÁRIO TEMÁTICO IV – FAMILIA, SUBJETIVIDADE E SOCIEDADE.
ESTUDO DE CASO
Salvador
Abril 2015
SEMINÁRIO TEMÁTICO IV – FAMILIA, SUBJETIVIDADE E SOCIEDADE.
ESTUDO DE CASO
Atividade avaliativa elaborada como avaliação parcial para aprovação na disciplina seminário temático IV, Família, Subjetividade e Sociedade da Faculdade Dom Pedro II, sob orientação da Profª. Ídila Muniz.
Salvador
Abril 2015
Demandas apresentadas pela família: a fome, o desemprego, vulnerabilidade e o idoso de 65 anos sem o BPC
Instrumentos técnicos- operativos utilizados serão: prontuário, escuta, entrevista folha de evolução e visita domiciliar.
Ao receber a senhora Carmosina da França iremos primeiramente fazer o atendimento individualizado, uma escuta técnica das demandas apresentada pela mesma, depois pegar pasta da família para fazer às anotações na folha de evolução de acompanhamento a fim de registra todas as informações que a usuária prestar durante o acolhimento já que a usuária e referenciada pelo CRASS. Durante esse processo de escuta investigar de forma sucinta a usuária para saber quais os motivos que não esta frequentando com assiduidade as reuniões no CRASS, e quando vai, permanece sem interação, explicar a beneficiária sobre a importância dessas reuniões, pois, esse é um local que ela será orientada sobre os programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica para sua família, também sobre o fortalecimento dos vínculos familiares e garantia de direitos. As demandas apresentadas por ela e a necessidade alimentar, o desemprego, vulnerabilidade. Encaminharemos a usuária para o órgão responsável para fornecer a cesta básica para a sua família, porem salientando que essa e uma medida imediata para suprir a necessidade que ela apresenta naquele momento, entretanto proporcionar a usuária uma reflexão para que sai da situação que vive e como ela pode reverte essa problemática.
No segundo momento será feita visita domiciliar para compreender os aspectos do cotidiano e das suas relações e convívio familiar, feito as observações do núcleo familiar e aplicar uma entrevista focalizada com integrantes da família onde serão abordados temas de interesse socioeconômico, socioeducativo, para compreender se as crianças estão estudando, se o idoso recebe algum beneficio social e entender porque seu companheiro não esta exercendo nenhuma atividade remunerada, encaminhar dona Carmosina ao (PAIF), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, que tem como finalidade um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Dentre os objetivos do PAIF, destacam-se o fortalecimento da função protetiva da família; a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; a promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
...