Seminário Temático de Trajetórias de Formação e Praticas do Serviço Social
Por: Rafaela ♀️ • 11/6/2018 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
Unisinos
Seminário Temático de Trajetórias de Formação e Praticas do Serviço Social
Prof.ª: Maria Aparecida
Nomes: Rafaela Guedes, Rafaela Schramm e Fabrício
-ENESSO
ENESSO é a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social, que esse ano está completando 30 anos. A ENESSO teve inúmeras denominações ao longo da historia do MESS, chamava-se ENESS, em 1968, antes de ser fechada pela ditadura. Torna-se SUSSUNE (Subsecretaria de Estudantes de Serviço Social da UNE) quando passou a ser Secretaria Executiva Nacional, em 1988, após a reorganização. Em 1993, finalmente, é rebatizada de ENESSO.
Consolidar a luta por uma educação de qualidade, visando a luta em defesa da universidade pública, gratuita, democrática, laica, popular, com ensino presencial e conjuntamente com outros movimentos sociais dos estudantes de Serviço Social; Estimular o desenvolvimento da formação política-profissional dos futuros Assistentes Sociais, e também as entidades representativas, com realizações de seminários, oficinas, participação nos pré-encontros, material informativo, construção de campanha relativas as lutas estudantis, gerais e da categoria, etc.; A favor das demandas dos estudantes de Serviço Social, promoverá e participará de debates; Fomentar a força política organizacional das entidades de base (Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos), além de apoiar sua construção e organização onde não existam; Consolidar o contato dos estudantes com as demais executivas de curso, com os profissionais e suas entidades nacionais e latino-americanas, a fim de reforçar o papel destas no movimento estudantil e construir novas alternativas de luta para o movimento; Crescimento político e reforço na ampliação de movimentos populares, sociais e classistas. São esses os objetivos da ENESSO.
A executiva, além de participar, promove inúmeros movimentos. Sendo um deles o ENESSO Feminista, que é uma Página criada com o intuito de ser um espaço virtual feminista de comunicação para as mulheres estudantes de Serviço Social. E, além deste, existe também o movimento Sankofa, frente ético-racional da ENESSO e, também, o Setorial LGBT da ENESSO.
Os recursos financeiros que são destinados a ENESSO são obtidos a partir do pagamento da anuidade, no valor de um salário mínimo vigente, o qual é dividido, igualmente, com a Coordenação Regional e Nacional. Também são obtidos por contribuições feitas pelos centros e diretórios acadêmicos de cada escola ou pelos os estudantes.
O ENESSO é dividido em regiões, sendo a região 1 constituída por Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Piauí, Rondônia e Roraima, a região 2 por Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, região 3 por Alagoas, Bahia e Sergipe, já região 4 é constituída por Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, a região 5 por Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de janeiro, na região 6 construí Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, então, a região 7 é constituída apenas por São Paulo. Sendo assim, em cada região acontece O Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social (ERESS), que é o encontro máximo de deliberação em cada região, que tem por objetivo reunir, anualmente, as (os) estudantes de toda região em torno de temas referentes à conjuntura, universidade, movimento estudantil, formação profissional, cultura, opressões e outras questões específicas de cada região da ENESSO, aprofundando a discussão das prioridades da Coordenação Regional da ENESSO.
...