TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
Por: Tiaqueque • 7/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.444 Palavras (10 Páginas) • 187 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
Raquel de Fátima Corrêa- RA 7718630753
Solange Cristina Freitas-RA 7567598872
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
BAURU/ SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
Raquel de Fátima Corrêa- RA 7718630753
Solange Cristina Freitas-RA 7567598872
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
Desafio de Aprendizagem apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da Profª Maria Clotilde Bastos.
BAURU / SP
2015
INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir traz como proposta a pesquisa de Indicadores Sociais e a formulação de uma Politica Publica.
Para realização de tal serão utilizadas diversas pesquisas em sites relacionados. Um novo olhar quanto a elaboração de projetos e eficácia de sua aplicabilidade é a proposta.
.
A Importância dos Indicadores Sociais nas Políticas Públicas
Através de muitas pesquisas realizadas encontramos diferentes autores, cada um com sua definição á respeito da analise das políticas públicas, mas todos num parecer que norteiam para o aparato governamental.
-EASTON (1953), considera “política uma teia de decisões que alocam valores”.
-JENKIS (1978), vê política como um “conjunto de decisões inter-relacionadas, coincidindo á seleção de metas e aos meios para alcançá-las, dentro de uma situação especificada”.
-WILDAVSK (1979), o termo política é usada para referir-se a um processo de tomadas de decisões, mas também ao produto desse processo.
-HAM E HILL (1993),analisam as “implicações de fato de que a política envolve antes, um curso de ação ou, uma teia de decisões que uma decisão”.
Embora seja relativamente diferente a análise feita pelos autores em relação ao tema podemos considerar que esta análise da política proporciona conhecimentos advindos da ciência humana, sendo a mesma utilizada para resolver ou analisar problemas decorrentes e concretos na política pública.
Existem casos dentro das políticas públicas que são mais abrangentes e requer uma maior atenção, é o caso das desigualdades sociais que enfrentamos na nossa realidade social.
A mesma pode trazer consequências como a violência, a falta de educação, problema na saúde e a pobreza.
Os indicadores sociais são de suma importância para a construção das políticas públicas. As formulações das políticas junto com os indicadores sociais servem para facilitarem ou inibirem o uso desses indicadores no processo de formulação dessas políticas, esses indicadores estão essencialmente ligados ás atividades relacionadas e concretizadas ao planejamento das atividades do setor público.
O indicador social é uma medida estatística usada para medir de maneira quantitativa o que é relacionado ao conceito da realidade social, através deles é possível realizar pesquisas que possam auxiliar na avaliação e monitoramento de programas de políticas públicas, deve sempre estar agrupados a outras informações na identificação de outros fenômenos sociais.
Podemos usar vários medidores de indicadores socais como ex:
-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: (IBJE), Análise sobre a condição de vida da população brasileira: população, saúde, educação, atividade econômica, renda percápita (PIB), uso do tempo, segurança pública, mobilidade social e cultural.
- Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), educação, saúde, renda e pobreza e outros.
POLITICA PUBLICA
Política pública é um conjunto de ações, metas e decisões estimuladas pelo Estado, nas esferas federal, estadual, municipal.
O entendimento que se tem sobre políticas públicas é a compreensão formada por um sistema (que interligam elementos com finalidade ao bem-comum da população ou a quem destinam). Existem em políticas públicas Demandas comuns:
- Demanda nova – resulta do surgimento de novos fatores políticos ou novos problemas,
- Demandas recorrentes - expressam problemas não resolvidos ou mal resolvidos
- Demandas reprimidas –constituída sobre um estado de coisa ou por não- decisão.
Mas nem toda decisão política, constrói uma política pública.
A política pública também é dividida em 5 partes como:
- Política Distributiva,
- Política Construtiva ou de Infraestrutura,
- Política Regulamentar,
- Política Redistributiva,
- Política Específica.
Podemos aqui exemplificar a DISTRIBUTIVA e a REDISTRIBUTIVA.
DISTRIBUTIVA- possuem objetivos pontuais relacionados á serviços do Estado e equipamentos que é financiado pela sociedade por meio de um orçamento público, ex:
- A doação de cadeiras de rodas para deficiente físico.
REDISTRIBUTIVA-distribui renda em forma de financiamento e equipamento e na forma de recursos. Nesse caso as pessoas de renda baixa são os que se beneficiam, ex:
- Programa de habitação para população de baixa renda.
Essas políticas são vistas como direitos sociais da população.
No entanto o que diferencia uma “política” de uma política pública é a sua formulação, através de decisões e autorizações governamentais.
RUA (2009) enfatiza que a questão, a dimensão “pública” de uma política é dada pelo seu caráter jurídico imperativo RUA (2009) também afirma que no caso de uma ação por parte da sociedade para tratar de um problema público, cita exemplo, o movimento de cidadania contra a fome e a miséria, o famoso “Movimento Betinho”, tem-se uma ação privada de interesse público.
...