Tendencias pedagógicas
Por: kidim • 25/7/2017 • Artigo • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO...................................................................................................04
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS........................................................................05
CONCLUSÃO....................................................................................................09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................10
INTRODUÇÃO
O Objetivo desse artigo é analisar as tendências pedagógicas que norteiam a preparação do professor haja visto que todo planejamento está necessariamente embasado em uma ou mais tendências pedagógicas.
A partir da leitura dos textos propostos segue as tendências com suas respectivas analises: As tendências Pedagógicas na prática escolar, dividindo-se em Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista, sendo a liberal subdividida em Tradicional, Renovadora, Progressista, Renovada não diretiva e tecnicista e a Progressista em Libertadora, Libertária e crítica social de conteúdos.
TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS
TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL
De acordo com Libâneo, a tendência liberal tradicional sustenta a ideia de que a escola deve preparar os indivíduos para o desempenho de papéis na sociedade; nessa tendência os alunos são apresentados há um vasto conteúdo visando sua formação moral e intelectual e sua preparação para o mercado de trabalho. O professor é o “dono do saber” que é repassado ao aluno por meio de verbalização, escrita e visualização, para fixação do conteúdo enfatiza-se a repetição de exercícios.
Enfatiza-se a autoridade do professor como detentor do saber e pouco espaço é dado para questionamentos ou para valorização dos conhecimentos prévios dos alunos. Nessa tendência o principal meio de avaliação são as provas escritas e orais, cujo objetivo mais e medir o conhecimento através da pontuação obtida.
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Na tendência liberal renovada progressivista a escola continua a preparar o aluno para assumir seu papel na sociedade, adaptando as necessidades do educando ao meio social, por isso ela deve imitar a vida. Se, na tendência liberal tradicional, a atividade pedagógica estava centrada no professor, na escola renovada progressivista, defende-se a ideia de "aprender a aprender", portanto centrada no aluno, valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, levando em conta os interesses do aluno. Sendo assim, aprender se torna uma atividade de descoberta, é uma autoaprendizagem, onde o ambiente apenas é um meio estimulador. Dessa forma, o professor se torna um facilitador do aprendizado e a avaliação se torna uma “quebra” de impedimentos ao aprendizado.
TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA NÃO DIRETIVA
Nessa tendência, o papel da escola na formação é de atitudes, razão pela qual deve estar mais preocupada com os problemas psicológicos do que com os pedagógicos ou sociais. Todo o esforço deve visar a uma mudança dentro do indivíduo, ou seja, a uma adequação pessoal às solicitações do ambiente. Aprender é modificar suas próprias percepções. Apenas se aprende o que estiver significativamente relacionado com essas percepções. A retenção se dá pela relevância do aprendido em relação ao "eu", o que torna a avaliação escolar sem sentido, privilegiando-se a auto-avaliação. Trata-se de um ensino centrado no aluno, sendo o professor apenas um facilitador, ou seja, o papel da escola é promover o auto-desenvolvimento pessoal, os alunos buscam por si mesmo os conhecimentos. O professor é o próprio método, é facilitador. A educação é centrada no aluno, o professor é especialista em relações humanas.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
A escola liberal tecnicista, segundo Libâneo, atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos "competentes" para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais. O papel da escola é produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho. Os conteúdos de ensino são por princípios científicos. Os métodos de ensino são através de procedimentos que assegurem a transmissão e recepção de informações. O professor é o elo entre a verdade científica e o aluno.
...