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A Acepçao Do Tempo

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Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

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A pedagogia, além de constituir-se por uma abordagem transdisciplinar do real educativo, ao articular as teorias das diferentes ciências que lhe dão sustentação direta (psicologia, sociologia, história) ou indireta (biologia, antropologia, neurologia...), constitui-se, ao mesmo tempo, por uma abordagem “pluricognoscível” ao ser expressão das diferentes formas e dos diferentes tipos de conhecimento: do senso comum, da estética, da ética e da política, da empiria, da nanociência.

Assim, a pedagogia como campo de conhecimento prático, conjuga e é constituída por essas diferentes formas e tipos de conhecimentos sob a mediação da ética e da política. É a partir dos princípios éticos e políticos que ocorre a seleção e a articulação dos saberes científicos, dos saberes da experiência, dos saberes do senso comum pedagógico, sob o primado da reflexão filosófica.

Mais do que considerar que esses diferentes tipos e formas de conhecimento estão presentes no trato pedagógico, o que se pretende destacar é que eles devem ser entendidos como constituintes da própria pedagogia enquanto campo de conhecimento. Expurgá-los é inviabilizar a possibilidade da pedagogia como ciência da prática e para a prática. Para reduzir-se às teorias científicas, ela deveria eliminar os demais conhecimentos mobilizados pelo agente educativo na atividade prática, e, com isso, deixaria de ser ciência prática, equiparando-se às demais ciências descritivas.

A necessidade da ampliação do conceito de pedagogia justifica-se, principalmente, pela própria mudança de paradigma da docência.

Considerando que a pedagogia desenvolveu-se historicamente a partir do ensino – enquanto expressão mais bem acabada das práticas educacionais –, de modo que este constitui o cerne daquela, a ampliação do entendimento do exercício da docência implica a ampliação do conceito de pedagogia.

Enquanto campo de conhecimento prático, a pedagogia sempre manifestou diversos saberes que nunca se reduziram às teorias científicas depuradas. Suas definições clássicas já contemplavam sua abrangência epistemológica para além do científico, ao ser tratada como arte. O fato de identificar esses diferentes saberes ou, melhor ainda, admiti-los como saberes constituintes da pedagogia, é afastar o que a cobre sob o manto da racionalidade técnica e do cientificismo, que, contraditoriamente, foi o que sempre alimentou a contestação do seu estatuto de cientificidade.

o mesmo modo podemos argumentar que a pedagogia, enquanto teoria da educação, está mais avançada ao estudar a educação escolar do que a educação de modo geral, até mesmo porque “....é na escola que o pedagógico tem lugar de forma mais explícita” (LIBÂNEO,1990, p. 7). À medida que o cerne da educação escolar é a docência, enquanto articuladora do processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula, a pedagogia escolar tem nela a sua referência principal.

Finalmente, é importante destacar que o conceito ampliado de pedagogia, como campo do conhecimento sobre e na educação, embora concebido a partir da educação escolar, apresenta-se com possibilidade de facilitar não apenas a interpretação e intervenção dos processos educativos que ocorrem na escola, mas também daqueles que ocorrem em espaços não-escolares.

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