A EXTENSÂO UNIVERSITARIA COMO UM ESPAÇO PARA O ADENSAMENTO DA FORMAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL
Por: Steffani Alves • 15/12/2016 • Relatório de pesquisa • 788 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
RELATÓRIO SESSAM
SALA TEMÁTICA: A EXTENSÂO UNIVERSITARIA COMO UM ESPAÇO PARA O ADENSAMENTO DA FORMAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL
Discentes: Steffani Gomes Alves / Ariane Pereira do Carmo
Professora: Aline Ribeiro
Disciplina: OFICINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL IV
RESUMO
O que e SESSAM? Simpósio de Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia. Explanar técnicas simples que podem auxiliar essas populações entre outras, a melhorar sua qualidade de vida difundir os direitos das crianças e dos adolescentes proposto pelo ECA.
TITULO DA SALA TEMÁTICA: EXTENSÂO UNIVERSITARIA COMO UM ESPAÇO PARA O ADENSAMENTO DA FFORMAÇÂO EM SERIÇO SOCIAL
OBJETIVO DA SALA TEMÁTICA: Propiciar aos discentes problematizar acerca da realidade da experiência de um Programa de Extensão Universitária.
METODOLOGIA QUE FOI UTILIZADA: Foi promover a difusão, promoção, defesa, proteção e garantia dos direitos da infância e juventude em Manaus. Por meio de realização de oficinas, palestras, simpósios socioeducativo com crianças e adolescentes na busca pelo protagonismo infanto-juvenil.
DESENVOLVIMENTO
O curso de serviço social busca por meio de atividades que promovam a unidade dialética entre teorias e praticas adensar a formação de seus discentes com vista a atender as exigências contemporâneas para a formação que deve ser.
1. PROJETO: PROGRAMA OBSERVATORIO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTES- PRODECA
TITULO: Sexualidade e as IST`S na adolescência
OBJETIVO: Sensibilizar adolescente de 13 a 16 anos acerca da importância de se discutir sobre a sexualidade na adolescência, a transmissão das IST`s/ HIV/Aids e sexo mais seguro.
PUBLICO ALVO: Acadêmicos de Serviço Social, adolescente 13 a 16 anos, Escola e Comunidade.
METODOLOGIA: Todo projeto requer um método para traçar caminhos e definir estratégias, portanto fazer-se necessário pensar em seus desdobramentos visando a execução e desenvolvimento das etapas. 1º momento: esquematização e programação da proposta e contato com o lócus onde será realizada a oficina; 2º momento: elaboração e confecção dos materiais que serão utilizados no momento das atividades, assim como os que serão distribuídos os adolescentes e jovens; 3º momento: realização da oficina.
FOTOS:
2. PROJETO: PROGRAMA OBSERVATORIO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTES- PRODECA
TITULO: BULLYING: Não curto essa ideia
OBJETIVO: Orientar a respeito da temática Bullying na perspectiva do acesso a informação aos alunos das escolas.
PUBLICO ALVO: Acadêmicos de Serviço Social, Crianças e adolescentes, Escola e Comunidade.
METODOLOGIA: Informar por meio de palestra informações sobre a temática, e a respeito das atividades que serão realizadas pelo PRODECA em conjunto com as escolas e via mídias sociais pertencentes aos mesmo juntamente com informativos nos murais da escola panfletagem, assim também como, mobilização das turmas que participarão das atividades desenvolvidas. Realizar as oficinas com a temática bullying com os alunos da instituição, visando ampliar o conhecimento dos mesmos a respeito da temática.
FOTOS:
3. PROJETO: PROGRAMA OBSERVATORIO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTES- PRODECA
TITULO: Faça Bonito: Discutindo sobre a violência sexual contra crianças e adolescente
OBJETIVO: Sensibilizar os alunos do 5º ao 8º de escola acerca da necessidade do enfrentamento do fenômeno do abuso e exploração sexual contra criança e os adolescente.
PUBLICO ALVO: Acadêmicos de Serviço Social, Crianças e adolescentes, Escola e Comunidade.
METODOLOGIA: Apresentação da Campanha por meio do ‘’spot 18 de maio’’, apresentação do PRODECA; Discutindo sobre o tema: abuso e exploração sexual; Refletindo sobre a violência sexual contra crianças e adolescente com ações direcionadas ao enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil no município. Utilizar dinâmicas e materiais informativos.
...