TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família Monoparental

Por:   •  17/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

O presente relatório é parte dos requisitos avaliativos da disciplina de Família – novas configurações e questões contemporâneas, da pós-graduação em Políticas Públicas de Atenção à Família Brasileira, da Universidade Potiguar.

Tendo como base uma entrevista semiestruturada, com informações obtidas através da entrevista pessoal e conteúdos sobres a família brasileira as quais estão se transformando na contemporaneidade, o que no passado parecia algo impossível na estrutura familiar, hoje, no entanto já é uma realidade. As mulheres tornando-se chefes de família mesmo com a presença do homem, os casais aderindo à união estável e as famílias monoparentais estão crescendo a cada dia.

2 ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA

1. Tipo de família. Monoparental.

2. Quantas pessoas residem no mesmo espaço? 3 pessoas

3. Quem são os membros (pai, mãe, avô, avó, tio, tia, filhos, netas...)? Mãe, uma filha de 12 anos e um filho de 9 anos (ambos de pais deferentes).

4. Tipo de união (caso não seja uma família unipessoal). Uniões estáveis.

5. Quanto tempo de união? Primeiro relacionamento durou 4 anos e o segundo 11 anos.

6. Estrato socioeconômico. Classe média baixa.

7. Como são as relações familiares? Harmoniosa, mais existem pequenos conflitos.

8. Que valores, símbolos, regras, papéis assumidos pelos membros existem na família? A mãe, que incorporou o papel de pai e mãe para os dois filhos, trabalha o dia todo para manter seus filhos de forma honesta.

 9. Quais mudanças, tensões, medos, conflitos aconteceram ou acontecem na família? Os maiores conflitos existentes na família são entre os filhos, já que não se dão muito bem por serem filhos de pais diferentes.

 Existem redes de apoio e solidariedade com vizinhos e amigos? Que tipo de relação e apoio? Não.

11. Preconceitos já vivenciados pela sociedade, ou na própria família. Vários, pelo fato de ser mãe solteira e principalmente pelos filhos serem de pais diferentes.

3 ANÁLISE TÉORICA DA ENTREVISTA

A família é a instituição mais importante da sociedade, Carvalho (2008) aponta que a família é a expressão máxima da vida privada, espaço da intimidade, em que se constroem sentimentos. É percebida como nicho afetivo e de relações indispensáveis à socialização dos indivíduos.

Entre os modelos de família da atualidade um fenômeno que vem crescendo muito na sociedade é a família monoparental, que é composta pela figura do pai ou da mãe, e estes podem estar na condição de solteiros, separados, divorciados ou viúvos e sua prole.

De acordo com a entrevista realizada com a família “Borges”, constituída por mãe e filhos, caracterizando assim uma família monoparental feminina, porem obteve outras configurações em sua trajetória até chegar na condição atual.

Inicialmente a família “Borges” seria uma família nuclear, com pai, mãe e uma filha, porem nunca houve o casamento civil entre os indivíduos. Após a separação do casal esta passa a ser monoparental feminina. Passados 1 ano a mãe encontra um novo companheiro e família volta a ser considerada como nuclear, ao passar dos anos houve a segunda separação também de uma união estável e a família volta a configuração de monoparental feminina, permanecendo até os dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com