A Gestão Urbana e de Serviços Públicos
Por: alinne15 • 27/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.281 Palavras (10 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância
CST em Gestão Pública
Gestão Urbana e de Serviços Públicos
Tutora EAD :
Tutora Presencial:
AQUIDAUANA – MS
2014
INTRODUÇÃO
O foco principal desta proposta está assentado no formato de um relatório final de um projeto multidisciplinar, depois de realizar um diagnóstico em forma de pesquisa , pois se baseou em pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo sobre a Captação e tratamento de esgoto e Lixo urbanos e os gerados pelas unidades hospitalares dentro do muncicípio de Aquidauana .
Este relatório em toda a sua amplitude vai procurar discorrer sobre o relevante tema que está preocupando a modernidade dentro da realidade do mundo atual da grande maioria das cidades brasileiras e que se torna a cada dia em um desafio para as administrações públicas municipais que é lidar com a grande gama de resíduos sólidos produzidos em quantidades cada vez maiores pela sociedade de consumo e pelas atividades comerciais e industriais do município como também pela unidades hospitalares.
Além da questão que envolve a degradação do meio ambiente a coleta seletiva de residuos sólidos e também de saúde deve passar necessariamente por uma conduta de gestão, onde os principais objetivos são primeiro a geração de renda das pessoas que dependem desta atividade para sobreviver e depois promover a inclusão social deste segmento de pessoas.
Partindo deste ponto de vista primeiro será identificado o modelo de gestão que a cidade utiliza para administrar este desafio do crescente aumento dos resíduos sólidos urbanos, levando em consideração a politica nacional de resíduossólidos na gestão urbana no âmbito municipal e depois o regimento do estatuto das cidades.
Captação e Tratamento de Esgoto e Lixo
ETAPA 1
O principal fator a ser alcançada com esta política nacional de Gestão Pública sobre a Captação e tratamento de esgoto e lixo está relacionada com os investimentos vultosos para área de modo que sejam criados projetos para o tratamento adequado dos residuos sólidos e de saúde nas cidades, montando um sistema que possa a vir substituir os lixões instalados nas cidades e principalmente impor um sistema de coleta seletiva onde a proposta é chegar a reciclagem.
Entre os objetivos desta política nacional de residuos sólidos e de saúde esta a previsão da erradicação destes residuos sólidos o que seria uma meta dificil de ser alcançada devido a cultura do povo brasileiro em consumir, e procurar oferecer a sociedade brasileira uma destinação final dos residuos ou rejeitos proporcionando assim uma melhor qualidade de vida das pessoas.
E dentre estes objetivos projetados pela política nacional de residuos sólidos e de saúde esta a questão relacionada a intensificação de ações relacionada a promover em todo o país uma melhora substancial da qualidade de vida para a grande maioria da população.
O objetivo é que com estas medidas aumente o processo de reciclagem em todo o país através das gestões municipais. Promoção direta da inclusão social através de um processo de geração de emprego e renda para a população de catadores de materiais de cunho reciclado.
E principalmente procurar diminuir a produção de produtos que exigem a utilização de água e também energia.
ETAPA 2
Como avaliação de serviço ambas as partes disseram que o serviço prestado é de um valor médio pois o atendimento não há todos , tanto como o tratamento de esgoto como o de lixo , pois a possibilidade de alcance ao local também faz com que o atendimento não ocorra , pois a região do municipio não é totalmente urbano , tem uma boa parcela de area rural . E pelo pouco que foi observado o serviço prestado é eficiente pois temos uma cidade apresentavel .
A primeira providências para se criar uma proposta consistente que possilitasse uma forma de geração de renda e depois promover a inclusão social do segmento dos catadores de papel é promover a criação de uma associação no sentido de criar umsentimento de classe para este segmento social.
Esta proposta deve ter como segmento as politicas públicas relacionadas a
seleção dos residuos urbanos que vem aumentando de forma gradativa devido ao consumismo da sociedade brasileira que vivem nas grandes cidades.
A partir destas considerações do fortalecimento da proposta de criar mecanismos sociais para desenvolver um programa que leve as pessoas que não encontram colocações no mercado de trabalho formal e que dependem da coleta de lixo para obter renda para sobreviver é promover atraves da secretária de serviços urbanos da cidade um sistema de coleta de lixo seletivo.
Quando da criação deste processo procurar desenvolver um sistema de gestão que leve a formação de corperativas onde os resíduos sólidos e de saúde serão absorvidos pelo próprio municipio.
Com este sistema de cooperativas os catadores de papéis já teriam um local certo para a realização do comércio e a obtenção da renda que colaboraria para a sua sobrevivência e também estaria promovendo a sua inclusão social.
ETAPA 3
Muito se comenta da necessidade das cidades olharem para a questão da preservação do meio ambiente com mais compromisso de levar uma vida saudável a grande geração futura do país.
Diante destas necessidades o poder público passou a prevê a particapção da sociedade como forma de compartilhar a questão, sendo assim o principal fator desencadeador dos residuos que é a sociedade consumista também passa a ter responsabilidades dentro deste processo de criação das politica nacional de residuos sólidos comuns.
A mesma perspectiva ocorre denro das instituições de saúde em relação a produção de residuos deste segmento.
O setor público como grande gestor e principal ator destas políticas nacional que envolve a coleta e erradicação dos resíduos sólidos e também do segmento de saúde fica com a função de prevê impactos relacionados a área social, econômica e principalmente as relacionadas com a preservação ambiental.
Assim todas as responsabilidades das políticas nacional de residuos sólidos e de saúde passaram a ser compartilhadas entre o poder público como
...