A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Por: ROSALEALMARIANI • 6/10/2016 • Resenha • 405 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
Residente Kennedy, ES 19 de setembro de 2016
Aluna: Magali Rosane Leal Mariani – ROSA
RA: 1617012
A importância do trabalho do assistente social
Observando a importância do trabalho do assistente social, vimos por exemplo o valor da comunicação.
O assistente social precisa se comunicar com excelência, saber ouvir é um fato, falar com objetividade e sem ruídos é fundamental.
Ao decidir ser um assistente social, o acadêmico precisa compreender que “não existe receita de bolo”; é necessário trabalhar cada caso, situação de maneira singular.
As necessidades de um indivíduo/cidadão sempre diferem das necessidades dos demais.
Cada indivíduo é impar em suas necessidades, daí a importância do técnico social em otimizar o atendimento ao cidadão, fazendo-o encontrar respostas em meio às suas perguntas e questionamentos.
O assistente social otimiza o tempo, orienta acerca do que o cidadão precisa decidir, ( o assistente social não decide pelo cidadão); e sim o leva a encontrar suas respostas.
A ética prevê que o assistente social seja discreto, haja com comportamento humanitário e exerça a empatia, porque quando o assistente social se coloca no lugar do usuário, ele enxerga que o usuário tem necessidades inerentes ao ser humano, levando em conta princípios básicos, como o da moralidade, da impessoalidade; as tomadas de decisões precisam ser pensadas, programadas e revistas antes de entrarem em ação, para que as conseqüências sejam brandas e as tomadas de decisões tendo retorno positivo, tendem a seguir em frente com soluções e tornando as necessidades do usuário sanadas.
Daí, o assistente social, ao corroborar ou contribuir com esclarecimentos ao usuário estará também contribuindo para melhoria contínua do usuário/cidadão.
Tendo em vista que as necessidades podem ser de diversas esferas, financeiras, familiares, de vínculo empregatício e de cunhos muito mais pessoais, como por exemplo da saúde, uma cirurgia de emergência ou um tratamento à uma doença crônica, usuários de medicamentos de uso contínuo e sem condições de comprar com seu próprio salário, tendo a necessidade de receber tais medicamentos por entidades municipais, estaduais e ou federal; No entanto, muitos usuários desconhecem seus direitos e os deveres do estado em relação à sua saúde; daí a importância do assistente social em nortear o cidadão e usuário de tais serviços.
Na conclusão, os beneficiados, os cidadãos também precisam fazer uma auto-análise e se certificarem se realmente estão precisando ainda de tais benefícios, devendo lembrar que seu próximo também precisa ter suas necessidades atendidas.
...