A Introdução tcc
Por: Mariana Rocha • 17/6/2019 • Projeto de pesquisa • 342 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
Com base nas observações durante o período de estágio supervisionado, foi despertado o interesse em discutir a função educativa do Serviço Social na efetivação de direitos, visto que parte dos usuários entendem os benefícios oferecidos pelo Governo Federal como ajuda e não como um direito. O objetivo desse estudo é refletir através de levantamento bibliográfico os processos históricos do Serviço Social na sua função educativa. Expondo a função educativa do trabalho do assistente social na compreensão da efetivação de direitos. No primeiro capitulo discute-se as circunstâncias que se apresentam o contexto contemporâneo do Serviço Social e seu rompimento com as práticas conservadoras, a sua conquista histórica dos direitos, sobretudo dos direitos sociais, deste modo mostrando o papel pedagógico do Serviço Social, buscando compreender as práticas educativas do profissional para que esses indivíduos tenham seus direitos efetivados, formando-se junto ao assistente social um papel pedagógico que busca sempre apresentar a esse individuo que o Estado está apenas cumprindo o seu dever diante do seu momento de vulnerabilidade. No segundo capitulo estão as reflexões sobre a intervenção profissional do Serviço Social, sua consonância com o projeto ético-político e a materialidade que este adquire nas ações do profissional de maneira a estabelecer um processo de responsabilização técnica a partir do usuário pautada na integralidade do mesmo enquanto sujeito e buscando conferir as demandas postas ao Serviço Social. Sendo competência do assistente social viabilizar o acesso aos direitos sociais, orientando os indivíduos e grupos de diferentes demandas sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa e garantia de seus direitos. (CFESS, 2001, pag. 44). Por fim, são realizadas algumas considerações sobre o estudo realizado.
Referencia:
CUNHA, R. C., O Educador Social E Sua Inserção Nas Políticas Públicas: Imprescindibilidade Ou Rearranjo Do Capital? . REDD – Revista Espaço de
Diálogo e Desconexão, Araraquara, v. 3, n. 2, jan/jul. 2011. disponível em: <http://www.fazendogenero.ufsc.br/9/resources/anais/1277897841_ARQUIVO_AimportanciadoServicoSocialnamediacaodasdemandasqueafligemocontextoescolar.pdf> acessado em: 30 de maio de 2019.
Código de Ética Profissional do Serviço Social, 1993. CRESS, 7º Região. Assistente Social: ética e direitos. Coletânea de Leis e Resoluções.
...