A JUVENTUDE URBANA
Por: Gabi Soares • 22/7/2022 • Trabalho acadêmico • 336 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Aluna: Gabrielle Soares Alves de Souza Matrícula: 20200056157
Disciplina: IH863 - Adolescência, Juventude e Cidadania
Professora: Mônica Aparecida Del Rio Benevenuto
JUVENTUDE URBANA
TEXTO 1- = Filipe Rodrigues e Juliane da Costa Furno, Juventude da periferia: reflexões iniciais com base na formação brasileira. Juventude no Brasil [livro eletrônico] / Laura Martin, Luís Fernando Vitagliano (orgs.). – São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2019.
O texto “Juventude no Brasil” apresenta de forma bem clara umas das questões mais presentes no Brasil, que é a juventude e a periferia. Deste modo, para que se possa ter a compreensão do tema abordado é preciso saber que o capitalismo brasileiro é o cerne para a formação desse espaço. Por isso, é preciso refletir sobre a juventude periférica de modo histórico, com base nos séculos passados para então estudar a atual realidade.
De acordo com o texto, a periferia não se dá somente pelo espaço geográfico, mas por uma má estruturação do país pela qual o capitalismo gerou, causando uma gama de desigualdades sociais. Sendo assim, a periferia não é representada como parte integrante da sociedade, estando muitas delas esquecidas, enfrentando inúmeros problemas como: a falta de saneamento básico, dificuldade no acesso à educação e até mesmo com alto índice de violência, sendo esses pontos mencionados uma expressão da questão social.
Outrossim, a questão racial é muito dominante nesse assunto, pois trata diretamente sobre a escravidão, onde se havia explorção de trabalho, como também a falta de direitos, os “separando” do convívio social. Neste sentido, chega-se à conclusão que a periferia é composta pela classe trabalhadora, isto é, homens, mulheres e jovens que crescem tendo que lidar com a dura realidade, por isso, lutam por espaço, voz e visibilidade.
REFERÊNCIA:
MARTIN, L; VITAGLIANO, L. F. Juventude no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2019.
...