A PSICOLOGIA E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO
Por: Brenda GL • 1/7/2018 • Trabalho acadêmico • 894 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES - UNIMONTES
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
BRENDA ALYNE ALVES NOGUEIRA
RESUMO SOBRE A PSICOLOGIA E SUAS LINHAS DE PENSAMENTO
Montes Claros
2018
Introdução
A psicologia tem como objeto de estudo o comportamento humano e seus processos mentais. A psicologia teve início aproximadamente a 100, já no século V a.C, em que Aristóteles, Platão, Sócrates e outros filósofos já se viam com os problemas de hoje, como memoria, aprendizagem, linguagem, motivação, percepção e comportamento anormal. Então, pode dizer que a psicologia e a filosofia caminharam-se ligadas desde os gregos antigos e assim atravessou o século XIX. A psicologia foi considerada como ciência a partir de Wihelm Wundt, que é um dos fundadores da Psicologia como ciência moderna, ele definiu seu objeto de estudo, métodos de pesquisas e seus objetivos, criando o primeiro laboratório de psicologia na Alemanha em 1879. Que ao trabalhar a construção de uma ciência psicológica, ele estabelecia a existência de duas psicologias, uma experimental e outra social. A psicologia se ampliou por diversas escolas de pensamento, que identificam as distintas maneiras de idealizar os seres humanos. Cada uma dessas escolas tinha um foco determinado do que estudar e objetivos de como esperavam atingir este estudo. Essas primeiras escolas da psicologia influenciaram o desenvolvimento de diversas linhas de pensamento como Gestalt, o Behaviorismo, a Psicanalise, o Estruturalismo e o Funcionalismo.
Principais linhas de pensamento da psicologia
O Estruturalismo foi uma linha da psicologia que estudou a consciência em seus aspectos estruturais. Estudava as estruturas dos processos das da mente e o conteúdo da consciência, o estruturalismo analisou os três componentes principais da consciência: sensações, sentimentos e imagens; fazendo um estudo sistemático da mente, buscando analisar como os elementos simples compõem uma experiência completa. O principal psicólogo entre os estruturalistas foi EB Titchener que considerava a psicologia como ciência da consciência.
O Funcionalismo procurava compreender como a mente funcionava. Foi criada por William James, o pai da psicologia americana. Esta linha de pensamento tinha como foco a adaptação da pessoa no meio ambiente através da mente, tiveram como influencia a teoria da biologia de Darwin.
A linha de pensamento do Behaviorismo estuda o comportamento, através do condicionamento, do estimulo e outros conceitos, teve como fundador B. Watson, ao publica o seu trabalho em 1913 que afirmava a psicologia como uma parte experimental das ciências naturais, e que tinha como objetivo prever e controlar o comportamento de qualquer indivíduo. Para ele o meio é responsável para a construção e o desenvolvimento do indivíduo.
A linha de pensamento da Gestalt foi criada em 1912 por Max Wertheimer, e seus colegas Kurt Koffka e Wolfgang Kohler: que estuda a boa forma, a percepção humana, o comportamento humano e o meio comportamental. No qual para se compreender as partes, é preciso, antes, compreender o todo.
A linha de pensamento da Psicanalise foi criada por Sigmund Freud como objetivo de estudar a compreensão e analise do ser humano, enquanto sujeito do inconsciente, sendo estes dominados pelos desejos sexuais. É um termo utilizado para referir a uma teoria, um método de investigação e a uma pratica profissional. Para que haja o entendimento dos processos mentais a partir da psicanálise, é preciso diferenciar os três níveis de consciência do ser humano:
...