A Pesquisa Qualitativa
Por: GabrielaPS31 • 29/6/2018 • Trabalho acadêmico • 600 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
A PESQUISA QUALITATIVA
Autora: Jane Prates
Resumo
Gabriela Pacheco
- A pesquisa qualitativa visa uma análise profunda, trabalha com a experiência social dos sujeitos explicita no seu dia-a-dia. Com a expressão de sua cultura, modo de vida, valores, linguagem, sentimentos, representações e práticas sociais.
- Parte dos fundamentos de: subjetividade humana, interdependência entre o sujeito e o objeto, o significado que o sujeito interpreta os fenômenos e significados e ralações que o sujeito cria suas ações.
- A orientação epistemológica da pesquisa
A nossa interpretação da realidade depende da nossa visão de mundo, se orienta pela concepção de sujeito, de sociedade e de realidade.
- entrevistado como objeto ou como sujeito social e histórico.
- pesquisa procedimento para chegar ao conhecimento, estratégia de conhecimento e intervenção.
- visão do contexto como um dos elementos que compõe a realidade ou parte da totalidade.
- O enfoque dialético crítico: Características Básicas
- reconhece o sujeito como unidade em processo, reconhece o contexto social como elemento determinante da historia de vida dos sujeitos, busca além de dados isolados, reconhece a historia a realidade dos sujeitos, visa aprender o modo de vida não somente se ater as condições em que os sujeitos vivem.
- O Método em Marx
- Material dialético – A realidade existe independente da consciência. Busca explicações racionais, coerentes de acordo com a realidade.
- Materialismo histórico – Estuda as leis sociológicas que caracterizam a vida da sociedade e evolução a partir da prática social dos homens.
Meios de produção: máquinas, ferramentas e matéria prima.
Forças produtivas: meios de produção + força de trabalho.
Modo de produção: forças produtivas + relações de produção.
A concepção dialética materialista ressalta como fundamental: a materialidade do mundo, a matéria é anterior a consciência, o mundo é conhecível, importância da conexão, interdependência e interação, o critério da prática e a práxis.
No método dialético – o ser social é mutável e está sempre em movimento.
Na teoria do valor-trabalho – o reconhecimento da ordem burguesa que se apropria do trabalho como forma de exploração do trabalhador.
Na perspectiva da revolução – possibilidade história de a ordem burguesa ser subvertida a partir de suas próprias entranhas.
Bases fundamentais do método
– Trabalho como fonte de conhecimento como ponto de partida no processo de humanização do ser social.
- Historicidade e concreticidade – parte da práxis humana e processo de vida
- Conhecimento da realidade – estrutura para interpretar suas múltiplas determinações
- Caráter prático-operacional e clareza teleológica.
- Método de investigação
Marx entende que a investigação deve se apoderar da matéria em seus pormenores, analisar suas formas de desenvolvimento e investigar a conexão intima que há entre elas. Para assim, depois descrever o movimento.
...