A Questão Social na Contemporaneidade
Por: Jane Liandro • 26/9/2022 • Trabalho acadêmico • 396 Palavras (2 Páginas) • 94 Visualizações
[pic 1]
NOME: Luzia Catarina Lopes Narciso Fonseca | RA: 22123034-5 |
MÓDULO: 53/2022 | DISCIPLINA: Questão Social na Contemporaneidade |
Direito à Cidade
1 INTRODUÇÃO
Após realizar uma leitura crítica da reportagem CFESS Manifesta: Conferência popular pelo direito à Cidade, o presente texto irá discutir acerca das bandeiras de lutas defendidas pelos profissionais de Serviço social, e será destacada duas, que são: Defender o direito à terra e à moradia digna e assumir posicionamento contrário a todas as formas de exploração e discriminação de classe, gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.
Direito à terra e à moradia digna
No Brasil atual, sabemos que é um grande desafio garantir moradia digna à população, Apesar da nossa constituição federal garantir esse direito.
Esse é um problema que tem raízes históricas, o nosso País praticou a exploração, a invasão e quando aboliu a escravatura, expulsou os negros da zona rural e “jogou” na cidade (urbana), onde ao chegar foram excluídos da sociedade e expulsos para zonas menos favorecidas e isso reflete até hoje e é por esse motivo que vemos na atualidade, pessoas morando de forma indigna.
Cabe a nós como cidadãos e como profissionais do serviço social, continuar erguendo essa bandeira que defende o direito á moradia digna e não deixar de cobrar políticas públicas eficazes.
Oposição a todas as formas de exploração e discriminação de classe, gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física
Nossa sociedade é diversa e é constituída a partir de classe, gênero, raça, orientação sexual que são marcadores da diferença.
As pessoas que fazem parte desses grupos (negros, pobres, índios, quilombolas, população Lgbtqiap+, idosos, obesos e deficientes), são tratados como minoria e muitas vezes ficam invisíveis diante da sociedade. Apesar de possuírem seus direitos assegurados, são pessoas que sofrem discriminação, que são tratados com indiferença pela maioria. Essas pessoas precisam ter seu lugar de fala e os profissionais do serviço social entram em defesa dessa minoria e ergue a bandeira em oposição a qualquer tipo de exploração e discriminação desses cidadãos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho, mostrou que nossa sociedade é dividida por grupos diferentes, que os integrantes dessas “minorias” sofrem preconceitos e isso se deve a fatores históricos.
Na contemporaneidade, o que se vê é que existe sim muita discriminação, mas que as bandeiras desses grupos estão sendo levantadas e podemos ter esperança de uma sociedade mais justa e igualitária.
Referências
CFESS. CFESS, 2022. Disponível em: (https://www.cfess.org.br/arquivos/cfessmanifesta2022-DireitoACidade.pdf). Acesso em: (13/09/2022).
...