A REDUÇÃO DA MAIOR IDADE PENAL UMA VISÃO ESCLARECEDORA
Por: carlonamais • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 325 Visualizações
[pic 1]
ENY RAMOS BARROS[pic 2]
A REDUÇÃO DA MAIOR IDADE PENAL UMA VISÃO ESCLARECEDORA
[pic 3]
Paulo Afonso-Ba
2015
ENY RAMOS BARROS
A REDUÇÃO DA MAIOR IDADE PENAL UMA VISÃO ESCLARECEDORA
[pic 4]
Paulo Afonso-Ba
2015
A REDUÇÃO DA MAIOR IDADE PENAL UMA VISÃO ESCLARECEDORA
[pic 5]
Paulo Afonso
2015
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO..............................................................................................05
- PROBLEMA..................................................................................................05
- OBJETIVOS..................................................................................................05
- Objetivos Gerais...........................................................................................05
- Objetivos Específicos...................................................................................06
- JUSTIFICATIVA............................................................................................06
- METODOLOGIA............................................................................................06
- REVISÕES BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................07
- CRONOGRAMA............................................................................................08
- ORÇAMENTO................................................................................................08
- RESULTADOS ESPERADOS.......................................................................08
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................09
1 INTRODUÇÃO
O presente projeto destina-se a fomentar a discussão sobre a redução da maioridade penal no Brasil, assunto que a mídia, senado e parte da opinião pública vêm tratando.
Assim, o objetivo desse projeto, em linhas gerais, é demonstrar que somente a redução da maioridade penal, de 18 anos para 16 anos, não reduz a criminalidade infanto-juvenil. De outra maneira, especificamente, nosso objetivo é através da análise de dados estatísticos e pesquisas direcionadas, demonstrar as possíveis causas do alto índice de criminalidade infanto-juvenil e identificar medidas efetivas de prevenção e salientar que encarcerar menores de dezoitos anos irá solucionar o problema da criminalidade nesta faixa etária.
Portanto, é preciso considerar todos os determinantes sociais que se desenvolvem no cotidiano das relações que os seres humanos estabelecem com a natureza e, principalmente, com a produção da vida material, ou seja, é preciso considerar as mediações e expressões históricas presentes no convívio em sociedade.
2 O PROBLEMA
Como pode ser compreendida a redução da maioridade penal no Brasil?
3 OBJETIVOS
3.1 – Objetivo geral
O objetivo final deste projeto de pesquisa é incitar a discussão para o campo social e histórico, uma vez que, também, é histórica a exploração, a marginalização e a exclusão das crianças pobres, no Brasil.
3.2 - Objetivos Específicos
Analisar, na medida do necessário, o cotidiano dos jovens e crianças, ricas ou pobres, do Brasil. Considerar qual a reprodução social que se desenvolve a partir da pena de prisão e, com isso, direcionar a discussão sobre o tema para além de uma simples readequação às normas jurídicas.
4 JUSTIFICATIVA
Este projeto visa analisar o problema do ponto de vista da ciência social informada pela objetividade e impessoalidade, para que pessoas pouco informadas, que tendem a defender a redução, por mero casuísmo, deveriam examinar com atenção quais seriam as medidas mais justas para conter a criminalidade.
O estudo e a pesquisa desse tema são de grande importância, pois não há muitos dados e materiais disponíveis nessa área. E esta pesquisa pode servir de suporte para programas sociais importados no futuro. Como a redução da maioridade penal começa a se tornar realidade, para nós que teremos o serviço social como tarefa de trabalho, esta pesquisa pode nos dar um embasamento mais profundo sobre este assunto que está se tornando de grande interesse para a sociedade para abrir um novo campo de novas atuações para o profissional de Serviço Social.
5 METODOLOGIA
O método utilizado para organizar esta pesquisa será a bibliográfica.
A analise desse método ajudara a formar uma opinião sobre o tema, já que não existe nenhuma lei escrita apenas artigos e dados que provem da mídia.
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
É comum ouvir alguém dizer: “menor não vai para cadeia, ou menor não comete crime”, devemos ter cautela, pois estamos diante apenas a uma das frentes deste complicado problema social. Ao praticar qualquer ato infracional, o adolescente fica sujeito a sanções penais, em muito, semelhantes às que são aplicadas aos adultos, que são as medidas socioeducativas as quais, mesmo que, supostamente revestidas de cunho educativo, são, em essência, comparável a qualquer sanção penal. Sempre que é verificado o aumento dos índices de violência praticados por adolescentes, vem à tona uma antiga idéia de redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos de idade, conferindo assim, a contenção do avanço desse tipo de infrações. Países desenvolvidos como Itália e França, têm adotado essa medida, instituindo a maioridade penal a partir de 14 anos de idade; no entanto, os mesmos, em conseqüências disso, têm enfrentado índices de infração juvenil muito mais graves que o Brasil.
...