A Síntese Avaliativa
Por: Luiz Silva • 11/12/2021 • Trabalho acadêmico • 479 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA
SERVIÇO SOCIAL
LUIZ AUGUSTO DA SILVA – 04034029
NOHANA FAVACHO GUIMARÃES – 04029946
WIVIAN LILIANE SILVA DE SOUZA -04028177
VIVIANE DE SOUZA ALVES -04030149
ANTONIA ELINE DOS SANTOS MEDEIROS -04027549
SÍNTESE AVALIATIVA
Ananindeua - PA
2021
LUIZ AUGUSTO DA SILVA - 04034029
NOHANA FAVACHO GUIMARÃES – 04029946
WIVIAN LILIANE SILVA DE SOUZA-04028177
VIVIANE DE SOUZA ALVES -04030149
ANTONIA ELINE DOS SANTOS MEDEIROS -04027549
SÍNTESE AVALIATIVA
Síntese apresentada ao Curso de Serviço Social da Universidade da Amazônia como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Tópicos Integradores III.
Ananindeua - PA
2021
O texto retrata sobre o conservadorismo e o Serviço Social, no qual este surge perante os militares como uma alternativa profissionalizante às suas atividades sociais em um momento que ocorrem profundas mudanças sociais e políticas. A profissão não se caracterizava somente como um novo jeito de exercer a caridade, porém também como um meio de intervenção ideológica na vida da classe trabalhadora. O Serviço Social se apresenta como uma ação educativa entre a família trabalhadora, não de forma curativa, mas sim preventiva dos problemas sociais.
O aspecto teórico-doutrinário-operativo permitiu que a profissão continuasse com seu caráter missionário fazendo uso das marcas de origem e atendendo, ao mesmo tempo, os pedidos da ordem burguesa estabelecendo na memória dos agentes profissionais uma profunda ambiguidade. As causas da exploração capitalista do trabalho são relatados e modificados em problemas sociais cabíveis de ação profissional.
Outro ponto a se mencionar refere-se à tendência empiricista e progmatista, na qual marcou esta prática profissional. Obtinham destaque as atividades caracterizadas de pesquisa e classificação da população cliente, que sempre demonstraram como uma das atribuições básicas do assistente social o consentimento de auxílios e benefícios sociais.
E, dentro do contexto repressivo e autoritário da década de 60, consequência das mudanças políticas, os assistentes sociais se acolheram mais e mais na argumentação de elementos que hipoteticamente fornecem um perfil particular à profissão. No mesmo momento surgiu uma forte tendência, pautada em segmentos específicos do meio profissional, à psicologizaçao das relações sociais, que em suma, caracterizaram os problemas reais que precisavam ser tratados de forma profissional. Implícito a esse processo de modernização de herança retrógrada do Serviço Social, acham-se dois elementos que evidenciam demasiadamente o sentido do exercício profissional e as conclusões que os agentes têm dela. Os estudos sobre o trajeto histórico do Serviço Social no Brasil mostram, como recomendado à priori, para a permanência de um comportamento basicamente conservador.
...