A VIOLÊNCIA NA TERCEIRA IDADE
Por: QWZXC • 20/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.254 Palavras (10 Páginas) • 301 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
IVONE OLIVEIRA AMARAL
A VIOLÊNCIA NA TERCEIRA IDADE
Vitória da Conquista - BA
2015
IVONE OLIVEIRA AMARAL
A VIOLÊNCIA NA TERCEIRA IDADE
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, à disciplina: Produção Textual Individual.
Pólo de Apoio Presidencial: Vitória da Conquista - BA
Vitória da Conquista - BA
Outubro - 2015
1. INTRODUÇÃO
A violência é um fenômeno mundial que assume várias formas e atinge diversas pessoas, dentre os quais, encontra-se o idoso. Os maus-tratos na terceira idade podem ser definido como ato único ou repetido, ou ainda, ausência de ação apropriada que causa dano, sofrimento ou angustia e que ocorram dentro de um relacionamento de confiança (Organização Mundial de Saúde).
Não é um tema fácil para um estudo de identificação, por motivos da falta de denúncias da própria vítima. Torna-se motivo de silêncio, são poucos os que têm coragem de denunciá-la, as vítimas estão impedido de fazê-lo, na maioria da vezes são dependentes dos agressores “familiares” gerando insegurança, além de serem limitados fisicamente e terem uma represália por parte do familiar agressor.
Na maioria da vezes a sociedade tem uma visão negativa aos mais velhos, considerando inúteis e descartáveis por não produzirem mais e por estarem fora do mercado de trabalho.
Segundo o jornal G1 (2015) um assunto que merece muita atenção de todo mundo é a violência contra os idosos, pois, a cada hora, dois idosos sofrem algum tipo de violência no país e em apenas um ano, o número de casos cresceu 16%. Assim, a sociedade tem que procurar novas alternativas para resolver ou pelo menos minimizar a questão da violência, em especial, a que ocorre contra o idoso, pois é um fenômeno universal e representa um grande obstáculo para a saúde pública.
O Assistente Social é um dos profissionais capaz de intervir nas diversas expressões da questão social e, por isso, a violência na terceira idade é foco de constantes estudos desse profissional. Assim, este trabalho pretende estudar a violência contra o idoso e como a sociedade, a família e os profissionais buscam formas para solucionar esta questão.
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
2.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Este projeto de pesquisa será uma revisão de bibliografia que estudará a violência na terceira idade, como ocorre, onde e quais são os principais agressores, relacionando a família e a sociedade nessa problemática.
2.2 PROBLEMA
Quais são as formas de violência contra o idoso e como a família e a sociedade está inserida no contexto dessa grave questão social?
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
• Estudar as variadas formas de violência contra os idosos e relacionar a família e a sociedade no contexto dessa grave questão social.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Realizar um estudo sobre a terceira idade no Brasil;
• Verificar as principais formas de violência contra o idoso e relacionar a família nesse contexto;
• Conhecer as políticas de proteção social voltadas para a terceira idade e como a sociedade intervém nessa questão social.
4. JUSTIFICATIVA
Segundo o Art. 230. da Constituição Federal (C.F.) de 1988:
A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
A Carta Magna de 1988 surgiu com o dever de assegurar os direitos dos cidadãos brasileiros, dentre os quais, encontra-se o idoso. O artigo 230 regulamenta a obrigação da família da sociedade e do Estado com o idoso.
De acordo com a Lei No 10.741/ 03 (Estatuto do Idoso) Art. 2o:
O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
O Brasil possui diversas legislações como a C.F. de 1988 e o Estatuto do idoso, que buscam proporcionar direitos e proteção social aos idosos, no entanto, a violência na terceira idade é um problema recorrente, por isso, foco de variados estudos na busca de soluções pra essa problemática.
Este projeto surgiu através percepção do aumento da violência na terceira idade, uma questão grave e reincidente e que por isso precisa se tratada com muita seriedade pela sociedade.
5. METODOLOGIA
Este estudo utilizara a metodologia de pesquisas bibliográficas que analisará estudo de diversos autores sobre o tema através de livros, publicações, revistas e documentos eletrônicos.
Marconi e Lakatos (2001) descreveram que uma pesquisa bibliográfica também conhecida
...