A Violência Obstétrica
Por: ElizandraSPkz • 3/6/2019 • Trabalho acadêmico • 420 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
Elizandra Schmoller Petkoewicz
François Laplantine
Aprender Antropologia
O campo e a Abordagem Antropológica
Nós primórdios do século XVIII que surge um saber científico (ciência do homem), homem como objeto de conhecimento, por outro lado , razão do homem e seus métodos , que se define na antropologia.
Em sociedade a princípio os antropólogos estudam a sociedade longínquas apresentam as características a seguir : sociedade de dimensões restrita ; que se relacionaram pouco com os outros grupos ; sendo que a tecnologia é menos desenvolvida em relação a nossa; porém tendo pouca espelização das atividades e funções sociais. Dessa forma qualificada "simples" que irão afirmar a compressão, por exemplo uma simulação laboratório, de uma ordem "complexa " em nossas sociedades próprias .
No início do século XX, a percepção era de que objeto empírico da Antropologia estava desaparecendo . Os selvagens não eram alheios á evolução social. Há uma crise de identidade na disciplina.
Há 3 alternativas a essa crise:
Primeiro o antropólogo aceita sua morte , e volta para área de outras ciências humanas.
Segundo busca outra área de investigação: o camponês , este selvagem de dentro e seu folclore
Terceiro ele adora uma postura epistemológica que afirma que antropologia não está ligada a um espaço geográfico, cultural ou histórico particular, e sim que está é um certo olhar , o estudo do homem em todas as sociedades , estados e épocas.
O estudo do homem inteiro
Estuda abordagem integrativa , múltiplas dimensões do ser humano em sociedade. Estuda o homem por intero .
Antropologia Biologica . Pré histórica
Antropologia Linguística . Psicológica
Antropologia social e cultural.
O homem estuda de tudo , mas a antropologia não estuda apenas tudo condiz em uma sociedade, da não pode ser definida como objeto empírico qualquer estuda sociedade preservadas . A ciência humana não pode ser compreendida com a natureza porque a natureza aquilo que tomávamos de nós mesmos é cultural , ou seja presos a uma única cultura, não só demonstramos como cegos como dos outros mas míopes quando digamos da nossa cultura.
Pouco a pouco notamos nossos comportamento digamos que não é "natural" mas é cultural não podemos evitar o conhecimento de outras culturas; deveríamos considerar nós mesmos que somos uma cultura possível entre várias, mas somos a única. Os seres humanos têm em comum e sua capacidade de fazer diferente uns dos outros, para inverter costumes , variação cultural.
...