A Visita Domiciliar Como Estratégia De Cuidado Em Saúde
Por: sheilabrunes • 3/12/2023 • Seminário • 1.546 Palavras (7 Páginas) • 90 Visualizações
A visita domiciliar como estratégia de cuidado em saúde
Nome do (s) acadêmico (s): Jaqueline Rosa Inácio1
Sheila Maria do Carmo Brunes2
Tutor Externo: Flávio Brito
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade explanar a importância que a visita domiciliar possui para a atuação do (a) Assistente Social na apreensão da realidade, que é norteada pelos princípios éticos-políticos no seu desempenho diário. A visita domiciliar propende para a realização do estudo social através da investigação no espaço do indivíduo em seu âmbito familiar. Em Londres, anteriormente ao surgimento das enfermeiras visitadoras, entre os anos de 1854 e 1856, a prática da visita domiciliar era realizada por mulheres da comunidade, sem muita instrução, que recebiam um salário do Estado para educar as famílias carentes sobre os cuidados de saúde. No Brasil a visita domiciliária tem seu marco inicial, em artigo publicado em 15 de outubro de 1919 pelo "O Jornal", por meio do qual o Dr. J. P. Fontelle aborda a educação sanitária e a real necessidade de formação de enfermeiras visitadoras, sugerindo desta forma, a criação deste novo serviço (VD) Visita Domiciliar.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Visita Domiciliar
Trata-se de um instrumento que tem como principal objetivo conhecer as condições e modos de vida da população usuária em sua realidade cotidiana, ou seja, no local onde ela estabelece suas relações do dia a dia: em seu domicílio.
Para Amaro (2003, p. 20), a realidade é “ bem maior do que o nosso olhar ou percepção pode captar. […] por que é tão fácil distorcermos os fatos e construirmos interpretações equivocadas. ”
A visita domiciliar do assistente social faz parte de uma estratégia para aproximação dos serviços com a família atendida. A atenção à saúde no domicílio pode construir novas formas de cuidado que considere a realidade de vida das pessoas, suas necessidades e limites, bem como à integração do olhar da equipe multiprofissional.
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao indivíduo e à família ou coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior equidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p. 1).
Estudos comprovam que as visitas domiciliares são efetivas para fortalecer os vínculos, além de favorecer um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.
(...) a Visita Domiciliar (VD) apresenta-se como intervenção de excelência, pois tem como objetivo produzir um cuidado integral em saúde, abarcando o que a vida pulsante traz de singular, inusitado e desafiador, melhorando as condições e a qualidade de vida das pessoas pelo exercício da escuta e do apoio e pela implicação, compromisso e potência no agir individual e coletivo, na corresponsabilização do cuidado e no respeito à autonomia, indispensáveis ao fazer em saúde (MAHMUD et al., 2018).
As visitas são feitas para orientar e dar apoio aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada, “ o profissional deve dirigir-se a cada visita disposto a conhecer uma realidade distinta, e depois encontrar semelhanças em outras histórias que poderão auxiliá-lo. ” Amaro (2003).
Na apreensão da realidade dentro do quadro social e cultural específico é exigido do profissional a visão de elementos difíceis, intrigantes e conflitantes, por mais estranhos que eles possam parecer a nossa razão (Amaro, 2003).
Visita domiciliar: Uma forma de apreensão a realidade do paciente
[pic 1]
FONTE: Disponível em: <https://www.anselmosantana.com.br/2017/04/19/visita-domiciliar-uma-forma-de- apreensao-a-realidade-do-paciente/>. Acesso em: 05 nov. 2022.
Descrição: Assistente Social em visita domiciliar a familiares de paciente da Casa de Apoio Durval Paiva, através do Projeto Vida, que tem como objetivo conhecer o local, a situaçãodas residências e as necessidades sociais e socioeconômicas em que se encontra o grupo familiar de seus pacientes.
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Embora a visita domiciliar se apresente como instrumento potente para o planejamento das ações de saúde e a reorientação das práticas, ainda se encontra importantes entraves para sua consolidação, especialmente por exigir grande disponibilidade interna do profissional de saúde para lidar com o inesperado e o diverso. Os profissionais que utilizam a visita domiciliar como um dos seus instrumentos de trabalho devem ficar atentos para fatores ou atitudes que podem impedi-los de ter sucesso nessa atividade. Nesse sentido, enfatiza-se que a visitação realizada sem planejamento pode se transformar numa atividade inadequada, dessa forma não alcançando seus propósitos (NOGUEIRA et al., 1977).
...