A concepção funcionalista do desenvolvimento e comunidade
Por: bidu123 • 15/8/2017 • Resenha • 489 Palavras (2 Páginas) • 1.464 Visualizações
CAPÍTULO IV PAN-AMERICANISMO “MONROÍSTA”, DESENVOVIMENTISMO E SERVIÇO SOCIAL HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA – EDITORA CORTEZ - MANUEL MANRIQUE CASTRO
Resenhado por: Maria de Jesus, Leidine, Fernanda, Ariane, Lilian, Moisés
Data: 17/08/2017
3. A concepção funcionalista do desenvolvimento e comunidade
O debate sobre o Serviço Social, em relação a participação na problemática da comunidade inicia-se na década de vinte em que aparece em textos de alguns autores; como Joseph Hart; Lindeman; McClenaham; Walter Petit e Jesse Steiner.
A concepção funcionalista do desenvolvimento e comunidade padrão de comunidade modificado por uma nova cultura e uma economia urbano-industrial.
Objetivo dos autores: comunidade no seu conjunto fosse um entidade criadora. Fenômeno econômico de 1929: propiciou a discussão sobre a importância da intervenção de profissionais especializados na orientação do desenvolvimento comunitário. Hegemonia do DC reforçou uma antiga constante do Serviço Social: marcado alcance e divulgação continental, impulsionados pela subordinação ideológica, empolgados pelo desenvolvimentismo e intercâmbios de experiência de trabalho, etc.
Tradição Profissional” proveitosa, uso intenso deste recurso que aproximava o conjunto dos profissionais latino-americanos para a difusão ativa das suas proposições. Desenvolvimento e expansão profissional: Integração dos assistentes sociais, Aptidões coincidentes. Conhecimento acerca de trabalho com grupos. Experiência, Mudanças substantivas no Serviço Social revalorização (novas responsabilidades e posição melhor).
Diversos autores tentaram mostrar que a organização de comunidade era um processo do Serviço Social, comparável ao Serviço Social de Caso e o de Grupos. Entretanto, coincidiam no fundamental e divergiam no episódico ( intervenção na organização da comunidade) Perspectiva funcionalista no trato da questão social.
Perspectiva do serviço social sobre a organização da comunidade assim como o caso e grupo são reconhecidos como um procedimento de ação profissional. A coerência e o significado real do discurso contido nos textos sobre desenvolvimento de comunidade, e o impacto que o desenvolvimento de comunidade teve sobre o serviço social
Três questões principais: a maneira de introduzir inovações e melhorias, o estudo das necessidades, motivações ou estímulos para impulsionar a população a agir e a evolução do processo.
A concepção funcionalista do desenvolvimento e comunidade doutrina e ideologia do desenvolvimento de comunidade. (Os Princípios e as atividades do DC) foram além dos EUA, graças ao apoio da ONU e da maioria dos países membros, alcançando também a América Latina e a Europa.
[pic 1]
Manuel Manrique Castro
Possui graduação em Sociologia - Universidade Ricardo Palma (1972) e Especialização em Comunicação (Universidade Nacional Autónoma de México UNAM, 1975). Efetuou e coordenou grupos de pesquisa sobre a realidade social latino-americana por meio dos temas: política social em geral, saúde pública e políticas de habitação em particular. Consultor da UNICEF (1989). Diretor da UNICEF para Colômbia e Venezuela (2001-2006). Tem experiência no desenvolvimento e articulação de estratégias sociais dentro de um quadro de políticas públicas; acompanhamento e avaliação de programas de desenvolvimento social; conhecimento prático e compreensão da ajuda internacional / ambiente de cooperação, especialmente em torno do sistema das Nações Unidas.
...