A realidade da sociedade
Por: VSPR • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
INTRODUÇÃO
Esse trabalho visa apresentar o que é homofobia, e passar o que o Centro de Cidadania LGBT vem informar para os cidadãos o novo recorte da sociedade. Este trabalho possibilita ampliar e saber o objetivo do Centro de Cidadania e a missão que é avançar na defesa da cidadania da população LGBT.
1 DESENVOLVIMENTO
O grupo se reuniu com a assistente social Ana Lívia Ramalho Braz da Cunha do Centro Regional de Referência de Promoção da Cidadania LGBT Hanna Suzart com a finalidade de buscar compreensão á cerca de informações sobre direitos e sua defesa e garantia que o programa atua no combate a homofobia.
O Centro de referência da cidadania LGBT é um órgão público regional, que funciona na antiga rodoviária Leopoldina ao lado da Prefeitura, espaço físico adaptado com recursos do convênio, com recepção, duas salas para o atendimento especial sigiloso, uma sala para a equipe administrativa, uma sala de coordenação, uma sala para pequenos encontros e reuniões, cozinha e banheiro. Sendo implantado através de convênio entre a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro e integra o programa Estadual Rio sem Homofobia que atua na defesa e promoção dos direitos da população de lésbicas, gays,bissexuais, travestis e transexuais, com sede no município de Nova Friburgo e de abrangência as regiões circunvizinhas Cachoeira de Macacu, Bom Jardim, Cordeiro , Cantagalo, Carmo, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto , Trajano de Morais, Duas Barras, Sumidouro e Teresópolis.
O Centro tem como objetivo atender as famílias e amigos, com orientação jurídica, saúde, atendimento domiciliar, Disque Cidadania LGBT (0800023 4567), sensibilizar a sociedade e informar ao banco de dados estadual sobre homofobia na região e rede de apoio social, promove ação de conscientização nos espaços públicos com a participação da equipe na divulgação dos serviços, promove seminários de capacitação, visando qualificar gestores e agentes públicos para os atendimentos desta população. Tem como missão avançar na defesa da cidadania da população LGBT, com ações que visam o combate à violência e a discriminação homofóbica, mobilizando e qualificando rede de apoio social a população LGBT na região contando com o apoio da Equipe do CR – Serrana II:
• 1 Coordenadora Regional
• 1 Coordenadora Regional
• 1 Auxiliar Administrativo
• 1 Assessor Técnico
• 1 Assistente Social
• 1 Psicóloga
• 1 Advogada
Segue anexo 2.
A entrevistada, Ana Lívia , traz , para esses usuários do centro um apoio social enorme no sentido de tentar integrar essa camada da sociedade, que é marginalizada, sendo está uma sociedade de direitos. Integrar a sociedade implica em criar meios para que essa comunidade não seja repelida, por isso é preciso orientar, capacitar e esclarecer a sociedade, que está impelida a discriminação.
O resgate da cidadania começa á partir dos 14 anos, o chamado de fase reprodutiva dos jovens, é a fase aonde há a evasão escolar. O centro trabalha junto com o usuário e a escola, no retorno que geralmente acontece no EJA. O Centro também busca capacitar os profissionais dessa escola para que não haja nenhuma forma de preconceito que afaste novamente o usuário desta.
No Centro de Cidadania LGBT de Nova Friburgo, o Projeto Etico-Político não é inserido nos usuários , pois não tem abertura para que esse projeto seja passado para essa população.
Apesar de atender a demanda da cidade e das regiões circunvizinhas seu público alvo ainda é pequeno, com apenas 332 usuários cadastrados, segue no anexo 3.
O que é Homofobia?
A homofobia é um termo utilizado para identificar o ódio, aversão ou a discriminação a pessoas homossexuais.
A discriminação homofóbica tem causado grandes prejuízos a sociedade em geral, o ódio e violência contra a população LGBT, é um atentado aos direitos fundamentais da pessoa humana, violando a Constituição Cidadão que consagra princípios de igualdade, liberdade e fraternidade.
A
...