AMBIENTE EM NEGÓCIO NO BRASIL
Artigo: AMBIENTE EM NEGÓCIO NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: corsamal • 9/11/2014 • Artigo • 495 Palavras (2 Páginas) • 113 Visualizações
AMBIENTE DOS NEGOCIOS NO BRASIL
O alto nível de burocracia que emperra o ambiente de negócios no Brasil ainda está presente em praticamente todos os níveis e setores, capitaneado pela administração pública, que é a pior. Em linhas gerais, a burocracia e o emaranhado de processos são grandes obstáculos à transparência, simplificação e integração de processos.
Quando se compara a realidade brasileira com a de outros países, ainda estamos muito atrasados quando o tema tem ligação com os processos que facilitem as licenças e permissões para as empresas privadas. A realidade ainda é mais cruel quando estas dependem do setor publico para o cumprimento de suas obrigações tributárias, previdenciárias, trabalhistas e demais operações dependentes de autorização.
Além deste, um levantamento feito pelo Banco Mundial, aponta que o prazo para abertura de uma empresa alcança, em média, 107 dias no Brasil, contra um dia na Nova Zelândia e três em Cingapura.
Outra constatação é a de que são necessários 325 dias, ou 2.600 horas para que se cumpram todas as exigências tributárias e trabalhistas, enquanto as médias dos demais países são 21 dias, ou 171 horas.
Desta forma, é possível pensar que o olhar dos investidores estrangeiros para o Brasil ainda se limita a operações especulativas e de risco, posto que seus investimentos produtivos continuem sendo direcionados para países onde o ambiente de negócios é mais transparente e facilitado, tanto pela legislação quanto por processo definidos e integrados.
Como vemos hoje em dia a era da macroeconomia já está consolidada, como verificamos ao estudar os sistemas capitalistas do mundo inteiro, porém o grande desafio agora é a consolidação e o aperfeiçoamento da microeconomia a fim de analisar o mercado e outros tipos de mecanismos que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, alocando de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade.
A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.
Infelizmente com a carga tributária atual não é possível um crescimento eficaz em um país que não sabe gerir suas políticas públicas. Não vemos investimentos reais e que gerem resultados a nível nacional.
Nosso governo acha que investir em portos ou infraestrutura nos países estrangeiros pode em longo prazo beneficiar o nosso país.
Concordo que se pelo menos houvesse um investimento maciço dentro do nosso país e que as políticas públicas apresentassem resultados positivos, não haveria motivos para reclamação da carga tributária, mas vemos hospitais sucateados, o transporte público é um caos, a educação não prepara o cidadão para o mercado de trabalho e o próprio mercado dificulta a contratação de novos trabalhadores por causa da concorrência por falta de vagas suficientes para a população.
Não é necessário mudar um político por outro, mas mudar a maneira de administrar o dinheiro público. O orçamento deve ser aprovado com a participação popular e os recursos devem ser administrados de forma que todo brasileiro possa ser beneficiado. Afinal, somos todos pagadores de tributos e temos todos os mesmos
...