AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL
Por: flor55 • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.970 Palavras (12 Páginas) • 151 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
FRANCISCO ROCHA DINIZ (01604949)
AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL
[pic 3]
JOÃO PESSOA
2014
FRANCISCO ROCHA DINIZ
AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL
Trabalho de Apresentação à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para as disciplinas: Formação Social, Histórica e Política do Brasil; Antropologia; Acumulação Capitalista e Desigualdade Social; Metodologia Ciêntifica
Profs.: Gleiton Lima; Giane Albiazzetti; Rosane Malvezzi e Clarice da Luz Kernkamp.
Orientadora: Profa Denise de Oliveira
JOÃO PESSOA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4. REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Esse trabalho bem que poderia ser acerca de comemorações sobre a nossa democracia já consolidada depois de mais de 20 anos de ditadura militar que se caracterizou pela retirada de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão muito dura aos que eram contra esse regime. Também poderia ser uma celebração pela melhora significativa nas áreas de saúde, educação e moradia como conseqüência de governos e políticos que finalmente teriam ficado livres das marcas da corrupção e que agora estariam governando para o povo.
Infelizmente a realidade é outra e por isso é que mais uma vez o povo é obrigado a ir para a rua protestar, pois é a única maneira dos governantes ouví-los e isso é provado historicamente. Inicialmente as manifestações começaram em São Paulo contra os aumentos nas tarifas de transporte público, que embora tenham sido duramente reprimidos, não se calaram pelo o contrário acrescentaram outras insatisfações como: a má qualidade dos serviços públicos e a revolta com a corrupção política em geral, além de outros questionamentos como: a distância entre pobres e ricos que aumentam cada vez mais, as oportunidades que não são iguais para todos e que a justiça também não é igual para todos.
E o que chama mais a atenção é que não há bandeira política nesse movimento, pelo o contrário eles fazem questão de mostrar que não estão vinculados a nenhum partido político e a nenhum representante dos tais, “eles representam eles mesmos”.
AS MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL
O dia 2 de junho de 2013 em São Paulo, parecia ser mais um dia dentro das características normais dessa grande metrópole, conhecida como a terra das oportunidades, como a cidade mais procurada para se conseguir empregos, mas esse dia teve algo diferente e começou com o reajuste de preço das passagens de ônibus, metrôs e trens. Eram apenas 0,20 centavos de reajuste, todavia foi o suficiente para se iniciar uma onda de protestos, que depois foram acrescentados mais reivindicações.
Para Roseann Kennedy (2013), “Protestos mostram que a população quer mais. O país teve um crescimento econômico, mas os cidadãos querem um serviço público de primeiro mundo, escolas e universidades de qualidade e hospitais eficientes. O que era colocado como uma reclamação da alta de passagens de ônibus se mostrou muito maior”.
A revolta contra injustiças e as reivindicações do povo não são novas, a história mostra que já na Grécia antiga em Atenas no governo de Solón os camponeses que estavam sendo oprimidos e feitos escravos pela nobreza, não suportando mais a insatisfação se revoltaram contra a tal situação e foram ouvidos em suas reivindicações.
Quando aconteceu a revolução industrial na Inglaterra o povo que já tinha sido expulso de suas terras com o fim do feudalismo, agora com a chegada da tecnologia os trabalhadores estavam sendo substituídos pelas máquinas e procuraram protestar entrando nas fábricas e quebrando as máquinas, mas com o tempo concluíram que a luta deles não era contra as máquinas e sim contra a atitude dos proprietários no uso dessas máquinas para explorar o trabalhador.
No Brasil também se pode citar entre tantos outros um movimento popular acontecido em novembro de 1904, no Rio de Janeiro, que foi contra uma campanha de vacinação obrigatória contra a varíola, que embora fosse algo que iria beneficiar o povo, mas como procuraram fazer de maneira invasiva e violenta, pois em alguns casos chegaram a invadir as casas e vacinar as pessoas a força, isso terminou provocando uma grande revolta.
Então como a história mostra, mesmo que o povo seja pacífico, paciente e como dizem acerca dos brasileiros que eles são acomodados e que não tem hábito de cobrar mudanças para aqueles que se dizem representar o povo, mas que terminam os explorando. Outros dizem que o negócio do brasileiro é só futebol e carnaval. A impressão que se tinha é que o povo estava contaminado, entorpecido pela ideologia da classe dominante, estavam vendidas ao sistema econômico e que tinham perdido todo desejo político, se tornaram escravas do consumismo e da mídia em geral, já não eram donas de si mesmas. Como diz Platão no mito da caverna que os prisioneiros julgavam que as sombras eram a realidade. Todavia o perfil desse povo tem outras características e sua paciência também tem limite.
...