ATPS A ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
Por: marciasilvaneiva • 9/4/2015 • Trabalho acadêmico • 333 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
Vidas Secas conta a história de uma família de retirantes nordestinos Fabiano o pai, Vitória a mãe, dois filhos, (ambos sem nome), e uma cadela com nome de Baleia, que não tendo recursos sofrem com a seca e atravessam o sertão a procura de meios para sobreviver, a história é contada sem trilha musical – apenas com o som de um carro de boi – com poucas palavras, e se passa entre duas secas no sertão nordestino onde depois de muitos dias a caminharem sem descanso, passando fome, a mãe Vitória até mata um papagaio para alimentar a família, chegam em uma casa abandonada e ficam por lá, até que o dono das terras aparece e tenta expulsá-los, mas Fabiano o convence de que é um bom vaqueiro e consegue o trabalho. A família vive sem muitas expectativas, a mulher sempre sonhando com uma cama de couro.
Em uma festa na cidade Fabiano se envolve em uma briga com um soldado por causa de jogo, é preso e apanha muito, enquanto a mulher passa a noite sentada em uma calçada com os filhos e a cachorra Baleia.
Após vários acontecimentos a seca veio de novo e Fabiano volta a triste sina dos retirantes, fugindo de madrugada com a família para escapar da dívida que ainda tinha com o patrão, na esperança de encontrar um futuro melhor, antes disso ele atira e mata a cachorra Baleia para aliviar o sofrimento causado pela doença, a fome e a seca. O filme retrata a realidade brasileira , não só da época mas dos dias de hoje também, a injustiça social, o abuso de poder a miséria, a fome, a exploração do trabalho sertanejo, a seca e as condições sub-humanas de sobrevivência.
Fonte :http://temas-de-linguagem.blogspot.com.br/2012/10/neologism
...