ATPS Ergonomia
Ensaios: ATPS Ergonomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandro_a_d • 18/11/2013 • 703 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
Atividade de
Segurança do Trabalho e Ergonomia
“Uma história que poderia ser real.”
Resumo
Um trabalhador confiante em suas atividades passando por dificuldades particulares é pressionado por seu superior para realizar atividades. Ao não suportar a pressão tem seu posto assumido por outra pessoa sem knowhall para a tarefa durante uma visita da alta cúpula da empresa.
Introdução
Dentro do contesto solicitado pela NR 11, Contaremos um causo envolvendo a pratica da desorganização do materiais, manuseio de maquinas, condição de estoque e movimentação em meio a todo o conteúdo e objetos envolvidos na situação.
...Durante o transporte de um conjunto de telhas que seriam instaladas na cobertura de um prédio de 14 andares, foi solicitado ao operador que naquele dia em especial fosse realizado esta atividade com uma atenção a mais pois, estavam em alvoroço na obra devido a visita do presidente desta grande companhia.
Ajudante por todo o canteiro colhendo entulho, varrendo e empilhando todos os materiais como nunca haviam feito em uma semana normal. Pedreiros trabalhando limpando seus postos de trabalho e ajudantes com uniformes mais limpos que os que eram entregues aos novos colaboradores do empreendimento. Porém, naquele dia este operário não estava bem. Havia feito a mais ou menos uma semana atrás a reciclagem de seu curso e não tinha ido muito bem e, para somar estava com problemas particulares. No entanto resolveu trabalhar normalmente. Mal sabia o que estava para acontecer.
Seu encarregado, recém contratado, solicitou para que ele colocasse as telhas sobre um palete que estava danificado no beiral de um laje. Ele ainda hesitou mas seguiu as ordens do encarregado que não aceitava palpites em suas ordens. Logo que acabou essa atividade foi ajudar empilhar os blocos, carregar areia, pedra, troca constantemente as ferramentas da máquina tipo Bob Cat e já apresentava-se completamente desgastado. Mal perceberam que o que era para ser ações para arrumar a obra tornou-se em um canteiro de armadilhas com vários itens de risco eminente. Paletes quebrados, blocos molhados em baixo numa pilha imensa, tubos de PVC e metal que estavam em altura não foram presos.
Com a chegada da visita a obra, os responsáveis pelo local programaram um tour pelo empreendimento. Como haviam parado parte da produção e já não se sentia bem o colaborador informou, que não se sentia bem ao técnico de segurança que prontamente o dispensou para sua ida ao atendimento clinico. Tendo em vista a hierarquia o encarregado não questionou o técnico mas tomou uma atitude criminosa. Solicitou a um ajudante que operasse a máquina e, por ser leigo aceitou prontamente achando que poderia ser sinal de uma promoção.
Erro grave, ao transitar pelo canteiro com a máquina que exige muito controle pois seus movimentos são hipersensíveis, jogou a máquina contra uma muralha de blocos e na sequência, assustado pelo impacto, colidiu com a coluna que sustentava a prateleira de tubos.
Infelizmente, diante da visita que se aproximava houve uma cena lamentável. Os tubos desceram sobre o jovem colaborador iludido
...