TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Politíca Social de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 6

                                [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE         TABOÃO DA SERRA

Serviço Social – 6º Sem – Turma A

Nome: Daniela Domingos               RA: 4573905756

   Nome: Flavia Faria                            RA: 4573914068

Nome: Nilson Belchior                    RA: 4947935855

Nome: Verônica Silva                      RA: 5580137968

Nome do professor EAD: Claudia Regina Santa Silva

Atividades Práticas Supervisionadas: Política Social de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso

Taboão da Serra / SP

07 e 08 de novembro de 2014

SUMÁRIO

1. – DADOS PRELIMINARES

2. –TEMA

2.1. -RESUMO

2.2 - INTRODUÇÃO

3. -  Estudo de Caso:

3.1. DESENVOLVIMENTO.

3. 2 - -  CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 .-  BIBLIOGRAFIA

2- TEMA;

Programa de Atenção ao Idoso em situação de Risco pessoal e social para acidentes e violências.

2.1 - RESUMO

Os relatos de situações de violência contra os idosos não fazem parte somente da história contemporânea, mas pertencem também a várias fases da história da humanidade, possuindo registros que remontam ao passado longínquo (Braga, 2011).

É comum idosos na qualidade de chefes de famílias, que segundo Braga (2011, p. 26) ] longe de ser um fato positivo, isto é uma distorção econômica.

O que demonstra que sua família é formada por desempregados e pessoas adultas hipossuficientes.

Segundo Braga (2011) a codependência financeira não é benéfica uma vez que força um convívio que deveria ser voluntário, fazendo então surgir uma série de conflitos intergeracionais.

O percentual de idosos do Brasil em 1991 era de 7,5%, representando 11 milhões de idosos.

estima-se que em 2025 será de 15%, representando 32 milhões.

•Teremos então a sexta população de idosos em todo o mundo.

2.2.- INTRODUÇÃO:

“Muitas vezes as atitudes daqueles que acompanham os idosos, ao invés de auxiliá-lo, contribuem de forma efetiva para o seu isolamento.

Ou sob o pretexto de proteção, o próprio cuidado alija-o das decisões, tirando a sua liberdade de escolha, chegando a decidir até mesmo o que ele deve vestir.

Falar sobre o processo de envelhecimento é abordas um assunto irreversível não só no Brasil como no mundo”.

 É ainda falar sobre um processo que atinge não só a pessoa que envelhece, mas toda a estrutura familiar que cerca esta pessoa e também toda a sociedade.

Envelhece é um direito personalíssimo, e que para tal, não existem fórmulas mágicas, padrões ou protocolos predefinidos.

Braga(2011) cada um envelhece de uma forma e ao seu tempo.

É necessário entender e respeitar este processo, contribuir para que os idosos sejam respeitados a todo o tempo.

Que seria dizer; Velho, idoso ou ansião, segundo a autora.

Talvez recorrer aos termos – Terceira Idade, quarta idade, maturidade, melhor idade,idade da razão? O que ofenderia menos  

A população idosa no Brasil tem crescido.

É necessário que a sociedade crie mecanismos para se adequar a esta nova realidade.

A legislação brasileira, assegura ao idoso, além da construção moral e cultural, os cuidados por parte de sua família, sendo que nesse sentido, o Estado atua somente como subsidiário.

3. - Estudo de Caso

Intitulado como o “PAIR”, um sistema que permite a Programação de Atenção ao idoso em situação de Risco pessoal e social para acidentes e violências para com esses idosos, uma demanda cada vez mais premente, e que vem crescendo significativamente com as recentes necessidades das famílias modernas, ou seja, as atividades do cotidiano e seus efeitos colaterais globalizantes.

Desenvolvem-se atividades rotineiras do dia a dia em função das inconsequentes e frenéticas veiculações de produtos de consumo, demasiadamente variados, em um modo capitalista galopante e intenso, o que requer, por parte da sociedade contemporânea, uma nova forma de vida das famílias modernas. A população idosa cresce, em demasia e em contrapartida as famílias se vêem cada vez mais pressionadas em termos de controle de natalidade e não se dão por conta do crescente número de idosos e crescente a cada dia. Pesquisas recentes apontam por uma ordem de crescimento de.......    

3.1 - Desenvolvimento:

Como questão de extrema importância para a saúde pública, tornou-se necessária uma específica  abrangência por  parte das Políticas Públicas integradas a proteção através do Programa de Atenção ao Idoso em situação de Risco pessoal e soscial para acidentes e violências.

Este feito vem tomando outros olhares, por parte da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, através da implementação da rede de cuidados de atenção integral às pessoas em situação de violência, articulada com outras redes sociais, a intenção é que se possa obter qualidade através de um sistema que permite informação, para a produção de dados para o conhecimento das diversas formas de violência assim como o impacto na vida dessas pessoas e no sistema de saúde. Neste sentido, de atender a essas demandas, se faz necessário a efetiva atuação do HSPM(Hospital do Serv. Público Munic.) para que se notifique os casos com mais contundência à Promotoria do Idoso nas denuncias dos casos de violências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (791.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com