ATPS TEC ADM De PESSOAL
Trabalho Escolar: ATPS TEC ADM De PESSOAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tiberiosilva • 4/6/2014 • 2.299 Palavras (10 Páginas) • 342 Visualizações
Unidade de Ensino: Juazeiro do Norte-CE
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Saúde e Segurança do Trabalho
Participantes:
Alana Souza da Silva – RA 406735
Analice Vilaço de Sousa – RA 413387
Antônio Soares de Alencar – RA 416531
Tibério Alves da Silva – RA 414735
Tutor presencial: Veraneide Aguiar de Souza
Professor EAD:
Juazeiro do Norte – CE, 24 de Maio 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...............................................................................................03
CONCEITO DE ACIDENTE DE TRABALHO.............................................04
PLANO DE AÇÃO..........................................................................................06
HIGIENE OCUPACIONAL............................................................................09
RELATÓRIO....................................................................................................11
REFERÊNCIAS...............................................................................................12
INTRODUÇÃO
Na atividade a seguir veremos sobre Saúde e Segurança do Trabalho, cuidados que devem ser seguidos, a orientação de que a prevenção é a melhor maneira das empresas terem segurança no trabalho. Iremos apresentar como uma deve ser feito em relação aos cuidados que as empresas devem tomar antes de abrir um estabelecimento ao público visando oferecer maior segurança ao público e aos trabalhadores.
ETAPA I
CONCEITO DE ACIDENTE DE TRABALHO
Acidente do trabalho é todo aquele causado a serviço da empresa, com o empregado, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
Considera-se agravo para fins de caracterização técnica pela perícia médica do INSS a lesão, doença, transtorno de saúde, distúrbio, disfunção ou síndrome de evolução aguda, subaguda ou crônica, de natureza clínica ou subclínica, inclusive morte, independentemente do tempo de latência.
Reconhecidos pela perícia médica do INSS a incapacidade para o trabalho e o nexo entre o trabalho e o agravo, serão devidas as prestações acidentárias a que o beneficiário tenha direito, caso contrário, não serão devidas as prestações.
Acidente de trabalho pode ocorrer dentro da empresa ou em outro local onde o trabalhador esteja a serviço da empresa.
Ações a serem tomadas antes da abertura do estabelecimento.
Para que o restaurante e pizzaria possam iniciar suas atividades de maneira segura, primeiro é necessário identificar se o local está de acordo com as normas estabelecidas em legislação, se possui as saídas de emergências necessárias, se possui as devidas sinalizações das saídas de incêndio e nas escadas e os extintores de incêndio necessários.
Também se torna de extrema importância criar uma equipe de SESMT, e posteriormente a CIPA.
Ter atenção especial a cozinha para que os devidos cuidados sejam tomados em relação ao local onde irão ficar os botijões de gás e a saída da chaminé do fogão de lenha, para que a fumaça não fique presa dentro do ambiente.
Quanto aos brinquedos do Playground ter cuidado para não ter pontas ou quinas que possam machucar as crianças nem deixá-las expostas a perigos.
Nível de propensão a acidentes de trabalho dentre os funcionários; em ordem de maior risco para menor:
cozinheiros;
entregadores (motoboys);
lavadores de louças;
segurança;
funcionários de limpeza;
garçons e garçonetes;
manobristas.
gerente;
telefonista;
recepcionista (hostess);
monitor para o espaço kids;
caixas;
funcionários administrativos (financeiro, compras, etc.);
sócios;
A melhor forma de ter segurança no trabalho é prevenindo os acidentes, pois as funções a serem desenvolvidas no restaurante e pizzaria oferecem diversos riscos se não prevenidos devidamente. Pois os cozinheiros ficam expostos ao risco de se queimarem ou se cortarem, os entregadores (motoboys) o risco de sofrerem acidentes no transito. Os lavadores de louças ficam sob o risco de se cortarem ao lavar utensílios pontiagudos ou qualquer louça que se quebrar. Os seguranças aos perigos externos. Os funcionários da limpeza ao ficarem em contato com produtos químicos, garçons e garçonetes, por poderem se cortar com alguma louça. Manobristas com acidentes com os veículos, quanto aos demais funcionários, os riscos são quanto a ergonomia e ruídos no local.
ETAPA II
Podemos afirmar que a segurança do trabalho é definida como um conjunto de medidas, ações, que são tomadas visando minimizar os riscos e acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com a finalidade de proteger a integridade e a capacidade de trabalho de cada colaborador.
De acordo com o nosso quadro de funcionários, e as funções por
...