Acido Latico
Ensaios: Acido Latico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andresaaa • 9/3/2015 • 796 Palavras (4 Páginas) • 261 Visualizações
A maior aplicação do ácido lático e seus derivados é efetuada na indústria de alimentos, onde é utilizado com as funções de diminuição de pH; como agente antimicrobiano;adjuvante de sabor; solvente; estabilizador;umectante; emulsificador e plasticizante. O ácido lático pode ser obtido tanto pela ação fermentativa de bactérias, fungos e leveduras quanto por síntese química. Porém, os processos fermentativos são mais vantajosos por serem mais econômicos. De acordo com Siebold et al. (1995) a produção de ácido lático em escala comercial ainda é feita, em sua maioria, pela fermentação descontínua. As bactérias láticas são bastante exigentes quanto às condições de crescimento. Segundo Buchta (1983) os açúcares representam as melhores fontes de carbono para estas bactérias, havendo também necessidade de fonte de nitrogênio, vitaminas e sais minerais para o bom desempenho da fermentação lática. Diversos subprodutos e matérias-primas da indústria de alimentos e/ou da agroindústria têm sido empregados para o crescimento de microrganismos, pela alta disponibilidade e baixo custo. Os melaços destacam-se como meio de cultivo nos processos fermentativos, em virtude do alto teor de açúcares, nitrogênio e vitaminas. O melaço de cana-de-açúcar é sugerido como substrato para melhorar e reduzir custos na produção de ácido lático pelo L. curvatus.
A produção de ácido lático pelo L. curvatus foi feita em diferentes condições. O melhor resultado experimental, 29,9g/L de ácido lático foi obtido no tratamento numero 4, constituído de melaço de cana-de-açúcar a 10% (m/v); extrato de levedura 2% (m/v) e peptona 2% (m/v). A condição menos adequada para produção de ácido lático (7,9g/L) foi obtida no tratamento numero 9, constituído somente de melaço de cana-de-açúcar 6% (m/v) sem suplementação com extrato de levedura ou peptona. A concentração de ácido lático obtida no meio composto por melaço de cana-de-açúcar 6% (m/v); porém enriquecido com extrato de levedura 2% (m/v) e peptona 4% (m/v), tratamento de numero 12, foi de 18,7g/L, ou seja, valor maior que o dobro quando comparado ao ácido lático obtido no meio constituído somente de melaço de cana-de-açúcar, o que está de acordo com pesquisas realizadas utilizando-se outras espécies de Lactobacillus. Isso quer dizer que com a adição de extrato de levedura ou peptona, haverá maior produção de acido lático pelo L. curvatus.
O extrato de levedura é uma excelente fonte de vitaminas do complexo B e é freqüentemente usado para fornecer esses fatores em meios de cultura bacteriológicos, sendo considerado indispensável para se obter rápidas taxas de crescimento e produção de ácido lático por bactérias láticas.
Nas condições estudadas observou que o uso do melaço de cana-de-açúcar suplementado com extrato de levedura pode ser mais adequado para produção de ácido lático por L. curvatus do que a suplementação do melaço somente com peptona. Aumentando-se as concentrações de melaço e extrato de levedura, obtêm-se melhores resultados na produção de ácido láctico, porém, é importante lembrar que concentrações maiores do que as avaliadas neste trabalho interferem no processo fermentativo utilizado devido a problemas de solubilidade dos constituintes no meio de cultivo.
O modelo matemático fornecido pela Metodologia da Superfície
...