Alterações da educação no Brasil
Artigo: Alterações da educação no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drefurtunato • 29/10/2013 • Artigo • 359 Palavras (2 Páginas) • 159 Visualizações
INTRODUÇÃO
A educação no Brasil vem sofrendo várias mudanças para melhorar a aprendizagem dos alunos, portanto, são vários os problemas enfrentados na área educacional: alunos desinteressados, precariedade nas escolas, falta de profissionais capacitados, dentre vários outros aspectos.
O gestor escolar é um elemento indispensável para o crescimento e o bom andamento de uma instituição de ensino. Para que tudo esteja em perfeita harmonia, tal gestor necessita de várias parcerias, como por exemplo a implantação das Tecnologias de Informação e Comunicação. Através desse processo se torna mais fácil a ligação entre as diversas áreas de uma instituição, a formação continuada dos professores e o interesse em adquirir conhecimentos por parte dos alunos.
O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Quando falamos em tecnologias logo vem em nossa cabeça computadores, internet e os outros equipamentos, mas o campo que diz respeito à tecnologia é bem maior. Tecnologia é todo e qualquer meio utilizado para que os alunos aprendam com mais facilidade.
Grande parte das escolas se diz pobre porque não dispõe das tecnologias de informação e de comunicação sofisticadas. Muitas delas combinam tecnologias presenciais, onde há o contato físico e as virtuais, que mesmo não tendo o contato físico permitem a interação de outra maneira.
É importante ressaltar que um professor jamais poderá ser substituído pelas tecnologias de comunicação, mas elas contribuem e modificam as funções do mesmo. As novas tecnologias da comunicação e informação são enriquecedoras na prática pedagógica, porém o professor é o grande responsável para a realização de um trabalho de qualidade, onde o processo de ensino e aprendizagem seja alcançado com sucesso.
Assim como o professor, o gestor e o coordenador têm as tecnologias como uma verdadeira aliada, para que haja um bom gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas.
O computador era usado somente nas secretarias para armazenar os dados dos alunos, pagamento de professores e outras atividades relacionadas, depois com o avanço das tecnologias passou a ser utilizado nas salas de aula, nos laboratórios e atividades complementares. Havia uma separação entre as áreas administrativa e pedagógica. Com o avanço tecnológico passou a ter uma integração entre os dois setores, onde o objetivo principal é facilitar a comunicação entre todos os participantes da comunidade escolar.
...