Artigo sobre inclusão social
Por: Minard • 13/5/2017 • Artigo • 2.759 Palavras (12 Páginas) • 467 Visualizações
ARTIGO
Política Pública de Inclusão
Como já dito acima, Segundo BRASIL E SANTOS (2004): “Políticas Públicas são também o conjunto de medidas e programas governamentais que tem por objetivo, influenciar a resolução de problemas do presente (socioambientais, econômicos, políticos jurídicos e etc.), em diferentes níveis e escalas(municipal, estadual, federal, nacional ou internacional), objetivando a construção do futuro de uma comunidade ou sociedade, nação ou população”.
(BRASIL E SANTOS, 2007, p. 704). As Políticas Públicas para inclusão estão passando por um processo de reestruturação, o que exige um constante aprendizado, crescimento, investimento e participação pública para prevenção e solução dos problemas que se encontram presentes do cenário educativo e na sociedade. Urge que toda transformação e mudança demandam de conhecimentos, de vontade política e que esta seja transparente e democrática.
Acredita-se que um dos maiores desafios dos Governos e das instituições deste milênio é a questão da administração de financiamentos, a gestão de pessoas, as diferenças individuais e culturais num mesmo espaço, e em muitos casos, as ambiguidades de leis e decretos que geram conflitos e interpretações equivocadas e tendenciosas.
Há anos ocorrem mudanças significativas nas políticas públicas mundiais e nacionais de inclusão. Porém, a sociedade brasileira de hoje, ainda carece de mudanças radicais para instaurar de vez o processo de inclusão irrestrito e verdadeiro.
É importante ressaltar que a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em várias escolas já é uma realidade, tanto nas políticas públicas como nas privadas. Entretanto, para vencer os osbstáculos e dificuldades que tal processo demanda a necessidade do cumprimento das leis, bem como a transformação dos espaços e formação dos profissionais que lidam diretamente com a diversidade humana.
Para uma melhor reflexão das políticas públicas que defendem a inclusão de todos num mesmo espaço e importante destacar algumas leis, declarações, documentos importantes e órgãos que defendem a inclusão de todos em qualquer espaço social, e, em especial na escola.
Cabe ressaltar que a DECLARAÇÃO MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PARA TODOS foi um avanço significativo a luta pela inclusão. A sua importância esta no fato de que, ao adotar como principio básico que toda pessoa tem direito a educação e que e necessário satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem, tal declaração clama por mudanças real estrutura que sustenta a educação.
No que se refere à DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, ate destacar que este documento tem uma importância fundamental, na medida em que, registra que todos têm direito de acesso a mudança, sem distinção. Que e necessário o aprimoramento dos sistemas de ensino para que se tornem ambientes inclusivos. A seguir merece destaque a CONVENÇÃO DE GUATEMALA que registrou a necessidade de eliminar todas as formas discriminação contra as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Na DECLARAÇÃO DE NOVA DELHI ficou registrado o COMPROMISSO dos governos de nove países, inclusive o Brasil, de buscar com zelo e determinação as metas definidas pela conferência Mundial sobre educação para todos e pela CÚPULA MUNDIAL da criança. Outro documento importante para a defesa dos direitos humanos refere-se a DECLARAÇÃO DE DAKAR. A mesma também registra o compromisso de assegurar uma educação para todos e destaca os governos têm a obrigação de asseguram que os objetivos e as metas da Educação para todos sejam alcançados e mantidos.
A DECLARAÇÃO de COCHABAMBA visa atingir uma escolarização fundamental para todos, proporcionarem o aprendizado da alfabetização a jovens e adultos.
A DECLARAÇÃO INTERNACIONAL DE MONTREAL selou o compromisso de defender o direito a igualdade e dignidade humana. No que se refere às leis e decretos brasileiros sobre a inclusão temos: Constituição Federal brasileira, Lei 7.853, lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado, Plano Nacional de Educação, Programa de Educação Inclusiva.
As propostas de leis, declarações e decretos denotam caminho muito semelhante entre esses documentos: favorecem a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais na escola e na sociedade com os mesmos direitos que são conferidos as pessoas ditas normais.
A função acolhedora exercida pelos funcionários das instituições que prestam seu trabalho com qualidade pode ser decisiva na construção de projetos individuais e coletivas. “A importância do papel integrador que as instituições podem representar na vida dos sujeitos que estão nas ruas, visto que o espaço da rua nunca e um espaço privado de alguém, nem mesmo de quem quer e precisa conviver coletivamente".
...