Aspectos negativos do capitalismo
Por: janainastrindade • 20/4/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 306 Palavras (2 Páginas) • 7.475 Visualizações
ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO CAPITALISMO
Como o Dobb, aponta, Capitalismo é considerado como a categoria histórica. O economista alemão Werner Sombart considera o capitalismo como forma econômica, ‘’criação do espírito capitalista’’. Pode se resumir em uma síntese empreendedora e irracional.
Outros historiadores conclui, que o capitalismo como uso aquisitivo do dinheiro, ou seja, não tem como ver o capitalismo e não relacionar com a economia.
Com o Capitalismo surge, o trabalho o modo de produção, a força de trabalho. Com a evolução do capitalismo surge classes sociais e divisão de classes sociais, principalmente em ambiente de trabalho.
Burgueses exploravam os proletariados, abusando das forças de trabalho de quem praticamente era submetido a trabalhar como forma de sobrevivência.
Capitalismo em geral, só pode ser visto como um aspecto positivo por aqueles que tem um patamar acima de quem não tem condições nenhuma de ter uma vida onde seu ponto forte é a miséria.
Ou seja só pode ser dito como um aspecto positivo por alguém que tenha poder e status, de que uma certa forma, tenha pessoas que vivem em pobreza extrema e trabalham para os mesmos num modo visível de exploração.
Aspectos negativos do Capitalismo pode se resumir em algo de que forma o capitalismo faz a cabeça das pessoas, beneficiando quem está no poder e deixando em total alienação, reféns do trabalho.
E até hoje, quem é que não depende do trabalho pra sobreviver ?, até aqueles que não usa a força de trabalho, vive ‘’trabalhando a mente ‘’ de uma forma corrupta de conseguir bens e sobreviver bem nas custas dos outros.
No que o Capitalismo se formou, foi nisso: ‘’Com quantos pobres se faz um rico ? ‘’.
A divisão de classes está ligado com a desigualdade social, ou seja, é dessa forma que o capitalismo sobrevive e sempre vai existir.
...