Aspectos negativos do exercício físico no sistema endócrino
Por: Jislayne • 6/7/2019 • Seminário • 322 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
Aspectos negativos do exercício físico no sistema endócrino
- Overtraining: é um problema que ocorre quando a passoa faz mais exercícios do que o corpo pode aguentar.
- Uso de esteróides anabolizantes (EAs)
- aumento do glicogênio muscular e da síntese de proteína com conseqüente aumento da massa magra
- diminuem o tempo de recuperação entre as sessões de treinamento
- estimulam a síntese e a liberação de hemoglobina
- efeitos colaterais: reversíveis e irreversíveis
danos no tecido hepático, atrofia de testículos, hipertrofia de clitóris e, em alguns casos, podem chegar à hipertensão arterial e à hipertrofia ventricular esquerda.
- Uso do hormônio GH
- A utilização de GH pode ocasionar deformidades em cartilagens e articulações principalmente dos joelhos, dedos, mandíbula e crânio.Em doses elevadas pode ocasionar resistência a insulina e menor sensibilidade a glicose, podendo causar diabetes do tipo II, podendo levar ao aparecimento de tumores na hipófise.
" overtraining"
Overtraining é um problema que ocorre quando a passoa faz mais exercícios do que o corpo pode aguentar.
1
( Para tentar melhorar o desempenho em treinos ou provas, o atleta exagera no volume da atividade física sem o descanso adequado e ainda segue uma dieta incompleta.
resultando em distúrbios hormonais)
2
( produzir alterações na performance de atletas, dando larga vantagem
Um exemplo disso é que os EAs estimulam a síntese e a liberação de hemoglobina (proteína carreadora de oxigênio), aumentando a oferta de oxigênio nos tecidos, conseqüentemente melhorando o rendimento desportivo
estudo com animais de laboratório, que os EAs diminuem o tempo de recuperação entre as sessões de treinamento. Outros estudos mostram o aumento do glicogênio muscular e da síntese de proteína com conseqüente aumento da massa magra(49)
o uso abusivo dos EAs pode carretar o aparecimento de efeitos colaterais reversíveis e irreversíveis, na maioria dos sistemas do organismo (sistemas hepático, cardiovascular e endócrino)(50). Dentre esses efeitos podem ocorrer danos no tecido hepático, atrofia de testículos, hipertrofia de clitóris e, em alguns casos, podem chegar à hipertensão arterial e à hipertrofia ventricular esquerda.
...