Astrofísica
Tese: Astrofísica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisbilo • 9/1/2015 • Tese • 316 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Atualmente, o conhecimento científico sobre as estrelas é bastante sofisticado. Os astrônomos conseguem determinar, por exemplo, a composição química da atmosfera estelar, sua temperatura, a intensidade do campo magnético, a velocidade com que as estrelas se afastam ou se aproximam de nós etc. Como isso é possível, se não podemos ir até elas para fazer medidas?
A lei do Inverso do Quadrado da distância e o brilho aparente de uma estrela.
A radiação emitida por um corpo ou seja, sua energia, vai se espalhando uniformemente no espaço à medida que se afasta da fonte. Isso faz com que haja um decréscimo no brilho do objeto à medida que a distância aumenta. Assim, observamos a radiação emitida por uma fonte distante como sendo mais fraca por que a maior parte dela foi espalhada em direções que não serão registradas pelo observador.
Luminosidade
É a energia emitida por unidade de tempo como sendo a luminosidade de um objeto.
Brilho Aparente
A quantidade de energia emitida por unidade de tempo e por unidade de área é definida como sendo o fluxo de energia de uma estrela. Esse fluxo de energia que chega à Terra também é chamado de brilho aparente de uma estrela.
Assim, o brilho aparente (fluxo) de uma estrela é a quantidade de energia que ela emite por unidade de área e por unidade de tempo na direção do observador. A uma distância d de uma fonte luminosa a energia eletromagnética emitida por ela já se espalhou por toda uma esfera de raio d. Essa esfera tem uma área superficial equivalente a 4πd2 e, portanto, o brilho aparente dessa fonte é dado por:
B = L/4πd2 (d ao quadrado)
Mas, para que serve essa expressão? Existe um equipamento chamado fotômetro que é capaz de medir o brilho aparente de uma estrela ou seja, o valor de B na expressão acima. Se você tem B e a distância d poderá facilmente calcular a luminosidade da estrela.
...