Atps De Fundamentos Filosoficos
Exames: Atps De Fundamentos Filosoficos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rose10 • 20/4/2013 • 4.044 Palavras (17 Páginas) • 1.888 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Pólo: Sobral-CE
4º semestre do curso de pedagogia
Disciplina: Fundamentos Sociologicos da Educação
Ana Kátia de Paiva/341054
Ana Claudia Graciano De Holanda/340617
Fabiano da Silva Souza/346607
Ticiany Maria Alves Pereira/342746
Rosely Linhares Arruda/331493
COMO SE DAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS ESCOLAS.
Prof. Ma. Mariciane Mores Nunes
SOBRAL -21 DE NOVEMBRO DE 2012
APRESENTAÇÃO
Temos o privilegio de aprensentar mas um grande trabalho que para nós academicos de pedagogia é de grande valia ,pois nós propocionou muitos conhecimentos de como começou essa forma boa de lecionar para crianças , tivemos o prazer de conhecer grandes escritores e suas contribuições para a educação e como cada uma delas influenciou no ato de ensinar e continua a promover valores para os dias atuais .
Aprendemos de varias maneiras como se deu o crescimento da educação como foi realmente o seu processo de desenvolvimento no meio histórico e sociológico da humanidade seus valores e suas conquista que ao longo do tempo foram desempenhadas.
1º Etapa:
Contribuições da sociologia para a educação
* A sociologia é a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
* A sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais.
* A sociologia permite ao professor uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado.
* Explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos.
* A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.
* A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidas na atividade educativa em especial na escola.
* A sociologia é fundamental para o educador compreender como se dá o funcionamento e a estrutura da instituição educacional
* A discussão sociológica, colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural.
* A sociologia da educação é a vertente da sociologia que estuda a realidade sócia educacional. A sociologia, enquanto ciência social, preocupada em tentar explicar a vida social e as questões relacionadas à vida do homem em sociedade, em seus múltiplos aspectos.
* A sociologia da educação tem como objetivo pesquisar e analisar a educação em seus aspectos sociológicos, isto é, os fenômenos sociológicos e procurar conhecer e analisar a inter-relação entre o homem, a sociedade e a educação na busca por soluções para os problemas que apareciam.
Sociologia
A sociologia da educação é uma disciplina que estuda os processos sociais do ensino e da aprendizagem. Tanto os processos institucionais e organizacionais nos quais a sociedade se baseia para prover educação a seus integrantes, como as relações sociais que marcam o desenvolvimento dos indivíduos neste processo são analisados por esta disciplina.A Sociologia da Educação é a vertente da Sociologia que estuda a realidade socioeducacional e os processos educacionais de socialização. Tem como fundadores Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Durkheim é o primeiro a ter uma Sociologia da Educação sistematizada em obras como Educação e Sociologia, A Evolução Pedagógica na França e Educação Moral.A Sociologia da Educação oportuniza aos seus pesquisadores e estudiosos compreender que a educação se dá no contexto de uma sociedade que, por sua vez, é também resultante da educação. Também oportuniza compreender e caracterizar a inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas.A Associação Internacional de Sociologia possui o Comite de Pesquisas em Sociologia de Educação desde 1971.No Brasil, um dos pioneiros na Sociologia da Educação foi Fernando Azevedo, signatário do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova em 1932, responsável pela Reforma do Ensino no então Distrito Federal (1927). Foi ainda um dos intelectuais responsáveis pela fundação da Universidade de São Paulo - USP em 1934.O estudo de sociedades culturalmente diferentes oferece ferramentas importantes nesta análise. O conhecimento de como diferentes culturas se reproduzem e educam seus indivíduos permite uma aproximação dos processos mais estruturais que compõem a educação de uma forma mais ampla. A sociologia da educação é a extensão da sociologia que estuda a realidade socioeducacional. Oportuniza aos pesquisadores compreender que a educação se dá no contexto da sociedade, e não apenas na sala de aula, caracterizando a relação que há entre ser humano, sociedade e educação através de diferentes teorias sociológicas.Segundo Durkheim, a sociologia da educação serviria para os futuros professores para uma nova moral laica e racionalista, sem influência religiosa.A sociologia da educação começou a se consolidar por Marx e Engels, como o pensamento sobre as sociedades de seu tempo, criando uma relação de educação e produção. As concepções deles têm como início a revolução industrial, criando a educação politécnica, que combina a instituição escolar com o trabalho produtivo, acreditando que dessa relação nasceria um dos mais poderosos meios de transformação social.Em suma, a sociologia foi criada pela necessidade do sistema capitalista, fazendo a junção do conhecimento ao trabalho para assim ter uma obtenção maior de lucro no trabalho e na produção.A
...