Atps Projeto de Pesquisa
Por: Josi Gomes • 30/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.109 Palavras (9 Páginas) • 318 Visualizações
Curso de Serviço Social[pic 1]
CLAUDETE DIAS RA 8516908262
JOSIANE SOUZA GOMES RA 8332005481
ROSANE APARECIDA MATOS E SILVA RA 8980240580
VÂNIA APª. ALCÂNTARA DA SILVA BRAZ RA 8980240580
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
“Tabagismo na gestação.”
Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Pesquisa em Serviço Social referente 6º/2 semestre, do Curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – UNIDERP Centro de Educação à Distancia, tendo como Orientadora Rosana Theodoro.
CAMPO GRANDE
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. OBJETIVOS 02
2.1 Objetivo Geral 02
2.2 Objetivos Específicos 02
4. JUSTIFICATIVA 03
5. REVISÃO TEÓRICA 04
6. METODOLOGIA 05
7. CRONOGRAMA 06
8. CONCLUSÃO 07
9. REFERÊNCIAS 09
10. ANEXOS 10
1. INTRODUÇÃO
O tabagismo é um problema de saúde pública, sendo considerado como a principal causa de morte evitável no mundo. Apesar do conhecimento dos malefícios do tabaco para relação mãe – bebê é grande o número de gestantes que continuam fumando. Verificando-se também, que na gestante o uso do tabaco contribui para o aumento no número de partos prematuros, abortos espontâneos e disfunções placentárias.
Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores que levam a mulher o uso do tabaco na gestação e descrever os principais malefícios causados pelo uso do tabaco na gestante e no bebê.
Buscando também, orientar e estimular a gestante a abandonar o uso do tabaco durante a gestação para proteger sua saúde e do bebê.
2. OBJETIVO
2.1 Objetivo Geral
Identificar fatores relacionados ao tabagismo na gestação.
2.2 Objetivo Específico
- Identificar os fatores que levam a mulher o uso do tabaco na gestação;
- Descrever os principais malefícios causados pelo uso do tabaco na gestante e no bebê;
- Orientar e estimular a gestante a abandonar o uso do tabaco durante a gestação para proteger sua saúde e do bebê.
3. JUSTIFICATIVA
Quando a gestante fuma expõe seu feto a vulnerabilidade da fumaça do cigarro que prejudica na formação e no seu metabolismo. Muitas gestantes tentam parar de fumar, mas sem acompanhamento adequado elas acabam voltando durante a amamentação.
Diante do exposto, esta pesquisa visa à necessidade de um acompanhamento desde o pré natal, indo de encontro com as necessidades da gestante, desde nível educacional e social, família e a convivência com o companheiro.
4. REVISÃO TEÓRICA
Diversas pesquisas têm demonstrado que fumar durante a gestação está associado a uma gama de fatores e que fatores de risco para o fumo na gestação encontram-se baixo nível de educação, baixo nível socioeconômico, pouca idade, fumo passivo em casa diariamente, fumar grande número de cigarros por dia, fumar há muito tempo, companheiros ou amigos fumantes, não conviver com pai do bebê e maior número de filhos.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2010) “um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar um poucos minutos os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular.
O Ministério da Saúde juntamente com os profissionais da área vem acompanhando e orientando com realização de programas e projetos voltados ao tabagismo na gestação e depois da gestação.
5. METODOLOGIA
Este é um estudo qualitativo, transversal e observacional, sendo identificados os problemas do tabagismo na gestação, acompanhamento durante o pré - natal e conseqüências do tabagismo na gestação.
As participantes deste processo de investigação são gestantes com idade 18 á 20 anos, acompanhadas no Programa “Menina Mulher” da Secretária de Saúde do Município de
Ribas do Rio Pardo – MS. A escolha foi feita devido ao controle de acompanhamento das Profissionais da área da saúde que acompanham estas gestantes neste Programa.
Estas gestantes foram acompanhadas durante 30 dias (15/07/2015 a 14/08/2015), três vezes por semana, no Posto de Saúde Central do município, por meio de aplicação de três diferentes instrumentos constituídos pelas pesquisadoras acadêmicas: identificar os motivos que levam ao tabagismo, orientar as causas do tabagismo na gestação e encaminhar para o Programa Contra Tabagismo do Município.
...