Atps monitoramento e a avaliação em serviço social
Por: Patricia Artuzi • 16/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.021 Palavras (9 Páginas) • 294 Visualizações
[pic 1]
ATPS
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
______________________Dourados/MS 15 de Setembro de 2015_____________________
[pic 2]
Jessica Taiane Lopes Miguel RA: 2836316594
Luciene Vieira dos Santos RA: 5514123739
Patrícia Martim Escolarte Pereira RA: 5580952440
Patrícia Simonir Franco Mello Artuzi RA: 5534114812
PROJETO SOCIAL:
RESGATE E VALORIZAÇÃO DAS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
Atividade Pratica Supervisionada apresentada na Disciplina Monitoramento e Avaliação em Serviço Social do 7º Semestre, Curso de Serviço Social.
Prof.ª Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
______________________Dourados/MS 15 de Setembro de 2015_____________________
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1 MONITORAMENTE E AVALIAÇÃO DAS POLITICAS PÚBLICAS 04
2 PROJETO SOCIAL 07
3 MAPA CONCEITUAL 10
4 QUADRO DE GERENCIAMENTO DOS INDICADORES 12
5 SOFTWARE BRASIL HOJE 10
6 LISTA DOS INDICADORES DE POLÍTICAS PÚBLICAS 11
7 DIFERENÇA DOS METODOS QUALITATIVA E QUANTITATIVA 12
8 FASES DE PLANEJAMENTO 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14
INTRODUÇÃO
O Serviço Social no contexto rural e urbano tem sua relevância na formação do profissional de Serviço Social por revelar a constituição dos diferentes movimentos sociais e suas particularidades, ao mesmo tempo em que mostra a inegável relação entre as demandas do espaço rural e as novas formações nos espaços urbanos.
O objetivo desse estudo é conhecer as vertentes históricas dos movimentos sociais e redes de mobilizações e associações civis da atualidade, em especial o crescimento populacional urbano e vulnerabilidade na área social.
1 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
O monitoramento é a atividade regular e sistemática de olhar ações e obter dados a respeito da execução de um projeto, identificando possíveis irregularidades das ações programadas, colaborando assim para avaliação das decisões. Autores como ABBOT(1999), aborda que o monitoramento existe para dar suporte à tomada de decisão e ao planejamento, fornecendo informações a respeito de tendências e mudanças, sobre o que está funcionando ou como as atividades podem ser melhor ajustadas.
Sobre a metodologia de avaliação de políticas publicas, os autores Costa e Castanhar (2003), partem do pressuposto que se avaliação é uma forma de valor, é preciso estabelecer antes de tudo os critérios de avaliação, e nesse ponto não há consenso sobre aspectos metodológicos e conceituais, o que existe é um autêntico “emaranhado conceitual”.
Percebe que o monitoramento e avaliação são importantes para alcançar metas, sendo necessário um processo de planejamento, contendo indicadores para que possam ser avaliados possibilitando correções e adaptações. Ressaltamos que o monitoramento e avaliação são ferramentas preciosas sobre a forma de compreender, formular e avaliar as próprias políticas públicas.
2 PROJETO SOCIAL
2.1 TEMA
"Resgate e valorização das famílias em situação de vulnerabilidade"
2.2 PÚBLICO ALVO
Famílias em vulnerabilidade social que abrange o território do CRAS CACHOEIRINHA de Dourados/MS.
2.3 OBJETIVO GERAL
* Socializar ações e orientação às famílias em situação de vulnerabilidade;
* Proporcionar o fortalecimento para superação de fragilidades e maior integração familiar.
2.4 OBJETIVO ESPECIFÍCO
* Oferecer ações com critérios de maior responsabilidade dos envolvidos e familiares;
* Melhoria das condições de saúde e educação.
3 MAPA CONCEITUAL
A temática da avaliação é bastante ampla, temos a necessidade de delimitação dos principais critérios que se deseja estudar diante dos questionamentos que podem ser elaborados na etapa de avaliação. Abordaremos no mapa abaixo, os três mais usados que são: eficiência, eficácia e efetividade nos projetos sociais.
EFICIÊNCIA | EFETIVIDADE | EFICÁCIA |
Análise da realização das ações de acordo com o planejado em termos de tempo, recursos, procedimentos previstos. “Estamos utilizando os recursos da melhor maneira”? | É o exame da relação entre a implementação de um determinado programa e seus impactos ou resultados (Figueiredo e Figueiredo, 1986 apud ARRETHC,2007 p.31). “Que diferença faz o programa em relação ao problema da situação que tentamos solucionar”? | O grau em que se alcançam os objetivos e metas do projeto na população beneficiaria, em um determinado período de tempo independente dos custos aplicados (Cohen e Franco, 1993, p.102). “Fizemos o que dissemos que íamos fazer”? |
...