Atps planejamento
Por: cida9 • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.673 Palavras (19 Páginas) • 148 Visualizações
FUNDAMENTOS HISTÓRICO E TEÓRICO - METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Adriana da S. Vieira Antônio RA 4365849493
Bruna Cardoso de Oliveira RA 5735161356
Enivaldo José da Silva RA 3876752244
Jéssei Karen Pauletto RA 3873752268
Marcos Antônio Appolinário Alonso RA 5544126893
Maria Aparecida Beccari Correa RA 4336818674
Maria Eliza Monteiro RA 4322807054
Tutora à Distância: Prof.ª Helenrose A. da S. Coelho
Tutora Presencial: Prof.ª Giane de Cassia Amstalden
Indaiatuba, 24 de Novembro de 2013.
Sumário:
Introdução 01
Etapa 1 A importância do Assistente Social nos dias de hoje 03
Etapa 2 Serviço Social e Filantropia 05
Etapa 3 O mercado do trabalho e o serviço social 10
Conclusão 15
Referências Bibliográficas 17
Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do Assistente Social e o desenvolvimento do Serviço Social ao longo dos anos. O desenvolvimento e as transformações ocorridas, através do processo de ruptura, as lutas e conquistas, os avanços alcançados principalmente após a promulgação da Constituição da Republica Federativa do Brasil no ano de 1988, e a elaboração do seu Código de Ética no ano de 1993, garantindo assim o respaldo da classe trabalhadora. A participação fundamental entre o Governo, a Sociedade e a População (terceiro setor), a fim de que possam juntas e integradas buscarem políticas publicas que atendam as necessidades da população, principalmente dos menos favorecidos. A atuação dos profissionais diante de diversos setores da sociedade onde o Estado se apresenta como o maior empregador dessa classe trabalhadora, e a atuação desses profissionais na sociedade.
Introduction
This paper aims to present the importance of the social worker and the development of social work over the years. The development and changes occurred through the breaking process, the struggles and achievements, the achievements especially after the promulgation of the Constitution of the Federative Republic of Brazil in 1988, and the elaboration of its Code of Ethics in 1993, ensuring thus the support of the working class. The fundamental role of the Government, Society and Population (third sector), in order that they may seek joint and integrated public policies that meet the needs of the population, especially the underprivileged. The role of health professionals in various sectors of society where the state presents itself as the largest employer in this working class, and the role of professionals in society.
A importância do Assistente Social nos dias de hoje
Segundo Iamamoto pensar em serviço social na contemporaneidade requer os olhos aberto para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.
O Serviço Social vem se transformando junto com a sociedade, quando surgiu em 1930 em pleno processo de industrialização e urbanização do país, tinha o objetivo de controlar a insatisfação popular e frear os movimentos dos operários, foi reconhecida em 1953 e regulamentada como profissão em 1957 com a lei 3252. Manteve uma visão conservadora junto com a, classe trabalhadora, até 1970 com a ditadura. Começa a ter novas influências na década de 70 e começo dos anos 80, a partir daí começa o processo de ruptura com o conservadorismo. Com a Constituição de 1988 e o Código de Ética de 1993 a Assistente Social ganha um novo reconhecimento profissional. A formação profissional permite apreender as questões sociais e psicossociais com base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira.
Para um competente exercício profissional é necessário um continuado investimento na qualificação, técnica, ética e política. O processo de compra e venda da força de trabalho especializado em troca de salário faz com que o Assistente Social seja comprometido com a democracia, e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos (Iamamoto e Carvalho, 1995, Neto, 1996; Pereira, 2008).Todo esse conhecimento e formação acadêmica proporciona ao estudante a construção teórica da profissão que são fundamentos à formação de sua personalidade profissional onde os critérios teórico metodológicos inerentes à profissão estão intrinsecamente correlacionados assim como em outras profissões, que devem ser fundamentadas nas questões éticas.
O assistente Social é um profissional formulador de estratégias necessárias para a elaboração, planejamento, execução e avaliação das políticas públicas, é capaz de orientar os movimentos sociais e populares, esta envolvida em um conjunto de ações que visam a atender as mais variadas demandas sociais, sempre amparadas sob o tripé da Seguridade Social. Com a visão sempre voltada para a nova metodologia profissional esta sempre em busca de informação para elaborar e executar as condições que proporcione melhor bem estar social do usuário, e conduzi-los para a inserção socioeconômica de suas famílias, comunidades em que vivem, buscando sempre nos próprios indivíduos a minimização ou solução dos problemas sociais que os afetam, ajudando-os a se tornarem mais independentes, seguros e conscientes das suas próprias capacidades e atitudes.
Segundo Iamamoto, temos dois impasses profissionais na atualidade para ser observado:
1- O famoso distanciamento entre trabalho intelectual, de cunho teórico-metodológico, e o exercício da pratica profissional cotidiana,
...