Avaliação de Estoques
Seminário: Avaliação de Estoques. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neidee • 2/10/2013 • Seminário • 3.907 Palavras (16 Páginas) • 243 Visualizações
1 – Avaliação de Estoques
Todo e qualquer estoque é considerado como fonte de custos e problemas para as organizações que muitas vezes só serão compensados com o prosseguimento das atividades da organização duma forma ordenada, proporcionando o alcance dos objetivos do setor de materiais e dos objetivos estratégicos. Trocando em miúdos, a recuperação dos custos do estoque só acontecerá com o sucesso dos serviços/produtos da organização junto aos clientes.
De qualquer forma é necessária a determinação dos custos de maneira a adequá-los às operações, propiciando o cálculo do lucro desejado. Para isso deve-se adotar o(s) método(s) para proceder a avaliação e providenciar os registros dos resultados. Alguns fatores podem influenciar na escolha dos métodos, entre eles:
- A legislação do Imposto de Renda;
- A prática da determinação do custo;
- Objetividade do método;
- Utilidade da escolha para as decisões gerenciais;
Os resultados apurados ao fim do período contábil serão afetados pelo método selecionado, mais um motivo para o cuidado na decisão.
2 – Apuração dos Resultados
Por ser uma exigência legal, a apuração dos resultados será obrigatória e dar-se-á através dos instrumentos contábeis dos balanços patrimoniais e das Demonstrações de Resultado do Exercício. Desta forma, teremos o seguinte rol de resultados para a apuração :
a) Compras Brutas (CB) Valor das Compras
( + ) IPI
( - ) ICMS
b) Compras Líquidas (CL) Compras Brutas (CB)
( + ) Fretes
( + ) Seguros
( - ) Deduções
( - ) Devoluções de Compras
( - ) Abatimento de Compras
( - ) Descontos Incondicionais obtidos
c) Mercadorias Disponíveis para Venda (MDV) Estoque Inicial (EI)
( + ) Compras Líquidas (CL)
d) Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) Estoque Inicial
( + ) Compras Líquidas (CL)
( - ) Estoque Final (EF)
e) Vendas Brutas (VB) Total das Vendas
f) Faturamento Bruto Receita Brutas + IPI
g) Vendas Líquidas (VL) Vendas Brutas (VB)
( - ) Deduções
( - ) Devolução de Vendas
( - ) Abatimento sobre Vendas
( - ) Descontos Concedidos
( - ) Impostos sobre Vendas (ICMS,ISS)
( - ) Contribuições sobre Vendas (PIS e COFINS)
h) Resultado com Mercadorias (RCM) Vendas Líquidas (VL)
( - ) CMV
Para apurar estes resultados, principalmente o RCM e o CMV, utilizam-se controles de estoque conhecidos como Inventários, eles dividem-se em :
- Inventário Periódico;
- Inventário Permanente;
2.1 – Inventário Periódico
O Sistema de Inventário Periódico consiste em um sistema simplificado de apuração do Custo, pois não exige a prática de controles minuciosos, nem a utilização de pessoal especializado.
É chamado de periódico, porque o inventário da matéria-prima, dos produtos acabados e dos produtos em elaboração, necessários para se apurar o Custo de Fabricação e também o Custo dos Produtos Vendidos, só é levantado no final de um período.
Este sistema apura o Custo Global de um determinado período, que pode ser um mês, um bimestre, um trimestre, um semestre ou um ano, conforme o interesse da empresa.
O Inventário Periódico é permitido pela legislação, por isto é muito utilizado por empresas de pequeno e médio porte. Sua simplicidade facilita a apuração do Custo Global de um exercício (ano), por isto sua utilidade é na maioria das vezes apenas contábil.
Portanto a utilidade gerencial para a tomada de decisão deste sistema é restrita, pois só é possível apurar o Custo Unitário, se a empresa produzir um único tipo de produto.
Pelo sistema de inventário periódico, a companhia registra todas as suas compras durante o exercício em uma conta cumulativa, não apurando ou contabilizando o custo das mercadorias vendidas após cada venda. No final de cada exercício, é feito um inventário físico para apuração do estoque final, e o estoque somado as compras menos o estoque final encontrado representará o CMV.
Vantagens:
- Fácil apuração e dispensa pessoal especializado e atende a exigência do fisco.
Desvantagens:
- Seu uso para tomada de decisões é restrito.
Desta forma os métodos para a contabilização poderão utilizar os seguintes tipos de contas :
Conta de Mercadoria Mista ou Sistema de Conta Única A conta de mercadorias é conta patrimonial e conta de resultado, pois registrará os estoques, bem como as compras, vendas , devoluções e abatimentos
Conta Mercadoria Desdobrada A conta de mercadorias será somente conta patrimonial, utilizada para registro de estoques. As compras, vendas devoluções e abatimentos são desdobradas em contas de resultado específicas.
Cálculo:
Após a criação de contas contábeis que se juntam ao plano de contas normal, para que as exigências fiscais sejam cumpridas, como por exemplo : Estoque de Matérias-Primas, Estoque de Produtos em elaboração, Estoque Materiais Secundários, Estoques de Materiais de embalagem, Estoque de Produtos em elaboração, etc, deve-se adotar a seguinte fórmula para apurar o Custo Simplificado de Produtos:
CSP = EI + (C – CA) + MO + GGF – EF
CSP
...