CARÁTER HISTÓRICO DO MORAL
Resenha: CARÁTER HISTÓRICO DO MORAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clovis.midlej • 9/7/2014 • Resenha • 271 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
CAPITULO II
I – CARÁTER HISTÓRICO DA MORAL
A moral é um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social, que varia historicamente nas diferentes sociedades. Assim como umas sociedades sucedem as outras, com a moral ocorre o mesmo, substituindo uma a outra. Por conta disso há a possibilidade de falar em Moral da antiguidade, Moral feudal, Moral burguesa, e etc.
Assim, podemos dizer que a moral é um fato histórico, já que a moral pode ser tida como o modo de se comportar de um ser, do próprio homem, que naturalmente é histórico, já que somos seres que produzimos e nos modificamos constantemente.
A existência da moral, diante da reflexão ética, segue três campos de direções fundamentais, são eles:
A) DEUS COMO ORIGEM OU FONTE DA MORAL: que determina que as normas morais derivam de um poder que é sobre-humano, por isso as raízes da moral não estariam no próprio homem, mas sim em um campo elevado a ele.
B) A NATUREZA COMO ORIGEM OU FONTE DA MORAL: a conduta moral do homem é um aspecto natural, biológico. As qualidades morais, como a ajuda mútua e a solidariedade, teriam a sua origem nos instintos, o que torna a qualidade moral algo que poderia ser encontrado no homem e também nos animais.
C) O HOMEM (OU HOMEM EM GERAL) COMO ORIGEM E FONTE DA MORAL: O homem nesse sentido é um ser dotado de essência eterna e imutável, que é inerente a ele independente das vicissitudes históricas ou situação social. A moral seria um aspecto da maneira de ser, que permanece e dura mesmo com as mudanças na história e na sociedade.
...