TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CATIONS

Resenha: CATIONS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Os elementos magnésio, cálcio, estrôncio e bário pertencem ao grupo II da Tabela Periódica apresentando configurações eletrônicas similares. Disto decorre a semelhança de suas propriedades. O magnésio, é o metal que apresenta propriedade mais diferenciada do restante do grupo, devido ao seu pequeno tamanho e por esta razão, às vezes não é classificado junto com esses elementos no processo de separação analítica.

O magnésio é um metal branco, maleável e dúctil. Funde a 650°C. Queima facilmente em ar ou oxigênio, formando o óxido MgO ou o nitreto Mg3N2. Os íons Mg2+ apresentam-se incolores em soluções, seus sais são de caráter iônico, brancos ou incolores, ao menos que esteja presente um ânion colorido. Seu óxido, hidróxido, carbonato e fosfato são insolúveis, os outros sais são solúveis. Eles têm sabor amargo. Alguns dos sais são higroscópicos.

O cálcio é um metal branco prateado, relativamente mole. Funde a 845°C. É atacado pelo o oxigênio atmosférico e pela umidade, formando o óxido e /ou o hidróxido de cálcio. O cálcio decompõe a água com formação de hidróxido de cálcio sólido e hidrogênio gasoso. O cálcio forma o cátion Ca2+, em soluções aquosas. Seus sais são normalmente pós brancos e formam soluções incolores a não ser que o ânion seja colorido.

O estrôncio é um metal branco prateado, maleável e dúctil, que é estável em ar seco. Seu íon é o Sr2+. Reage com a água no ar úmido, formando o óxido ou hidróxido. Funde a 771°C. Reage com a água formando o hidróxido de estrôncio e hidrogênio. Os ácidos diluídos dissolvem o estrôncio facilmente, com desprendimento de gás hidrogênio.

O bário tem propriedades análogas do estrôncio, apenas seu ponto de fusão diferencia sendo, 710°C.

Os sulfatos e cromatos dos metais alcalino-terrosos apresentam tendências semelhantes de solubilidade. As solubilidades desses dois sais diminuem à medida que o numero atômico do metal aumenta, e esse comportamento é oposto ao observado nos hidróxidos Portanto, a tendência nas solubilidades dos sais de metais do grupo II com ânions grandes, como SO42- e CrO42-, é ditada predominante pelas as variações nas entalpias de hidratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com