TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização da ONG

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 7

DIAGNÓSTICO DA INSTITUIÇÃO

Identificação Local de Estágio:

NOME: Escola Educar é Libertar (ONG- São José Calasanz)

ENDEREÇO: Estrada da Muriçoca, n.º 676 – Vale dos Lagos, Salvador - Ba 

 CEP.: 41.250-430

TELEFONE: Não há

EMAIL: Não há.

Identificação Supervisora de Campo:

NOME: Geovane Cardoso Fernandes

Nº do CRESS: 8021

EMAIL: geovanecfernandes@hotmail.com

Descrição geral:

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Em 24 de junho de 1889, foi fundada a Instituição “Filhas Pobres de São José Calasanz na cidade de Florença/Itália. A vinda da Instituição para o Brasil aconteceu em 1985, estabeleceram-se na cidade de Salvador/Bahia seu primeiro campo de atividade. Estabelecendo-se em dois bairros, cuja sede se encontra na cidade de Salvador em Vale dos Lagos, onde mantém uma escola, sendo que a outra se localiza no bairro da Fazenda Grande do Retiro. A Instituição Educar é Libertar, em Vale dos Lagos, dirigida pelas “Filhas Pobres de São José de Calazans”, foi fundada em 1993 por Irmã Francesca Cimarossa e Irmã Maria Gorethe Gonçalves Souza. A Escola Educar é Libertar tem como unidade mantenedora a CONGREGAÇÃO DAS FILHAS POBRES DE SÃO JOSÉ CALASANZ, está autorizada a funcionar pela Prefeitura Municipal de Salvador, publicada no Diário oficial de 23 de Julho de 1988, inserida dentre os serviço filantrópica prestada pela mantenedora e em conformidade com seu Estatuto Geral e Ata de Fundação.

FINALIDADES

Garantir o acesso aos conhecimentos produzidos historicamente e formar, simultaneamente indivíduos críticos, criativos, autônomos, capazes de agir no seu meio e transformá-la. E uma formação religiosa.

OBJETIVOS

  1. Oferecer uma formação humana, educacional e cristã adequada as crianças carentes, desenvolvendo um processo que leve a um amadurecimento harmonioso dos valores humanos, afetivos, sociais e espirituais para enfrentar os desafios da sociedade e da realidade onde vivem.
  2. Acompanhar o desenvolvimento da criança, baseando-se na linha sócio-interacionista, identificando o seu desenvolvimento através das características das etapas evolutiva das crianças, dando ênfase a socialização, ao desenvolvimento da linguagem, do grafismo, do raciocínio lógico, suas percepções em relação ao tempo, espaço e estímulos táteis, visuais, motores e artísticos.
  3. Promover a educação da criança de 05 a 17 anos com qualidade, levando em consideração a classe social de origem das crianças, bem como a diversidade de etnia, sexo, cultural e religião.
  4. Construir para o desenvolvimento pleno das crianças e acesso aos conhecimentos básicos da linguagem oral e escrita, da matemática, da natureza e sociedade, das artes visuais, da música, do artesanato, do movimento e do brincar.
  5. Formação religiosa.

DEMANDAS ATENDIDAS PELA INSTITUIÇÃO

A organização presta serviços através de atividades de reforço escolar que estejam em situação de risco ou vulnerabilidade social, e com as seguintes características: dificuldades de aprendizado desinteresse, indisciplina, agressividade, falta de concentração, hiperatividade, agressividade entre outros. Sua busca é tentar atrair a participação dos pais no cotidiano escolar dos filhos, evitar os conflitos e auxiliar o desempenho escolar dos alunos, importância para o desenvolvimento do aluno.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA INSTIUIÇÃO

Crianças com baixa concentração, apáticas, não mantêm diálogos com os demais e com pouca iniciativa. Esse quadro se apresenta sempre no início do processo escolar e a medida que se socializam mudam aos poucos seu comportamento. Apesar de tudo, são crianças ativas, dinâmicas, participativas e que, quando têm oportunidades demonstram bastante criatividade, seja nos jogos, nas brincadeiras ou nas relações pessoais. A agressividade é uma constante na vida dessas crianças. São muito maltratadas pelos responsáveis ou familiares. Mesmo assim nutrem muito amor e carinho por eles, principalmente pela mãe. A violência sofrida não só física como psicológica e social, é repassada através de agressões no relacionamento com os colegas e professores. A Instituição é usada como um espaço de descarrego das tensões sofridas no dia-a-dia de suas vidas. O trabalho educativo inicia com o ingresso de crianças na faixa etária mínima de 5 anos de idade, na turma de Educação Infantil. Há preferência por crianças que estão frequentando a escola formal pública. Durante o primeiro ano inicia-se o processo de alfabetização e socialização. Uma etapa difícil, pois as crianças não estão habituadas a seguirem algumas normas e recomendações necessárias à boa convivência na escola. Chegam com um egocentrismo muito grande e, com a carência material e afetiva bastante latente, acarretando uma socialização cheia de conflitos e atitudes agressivas. A chance de desfrutar de tantas coisas ao mesmo tempo as leva a querer para si o poder incondicional de tudo que lhe cerca. Algumas crianças não mantêm um ritmo normal de frequência durante o ano inteiro. Isso se deve ao fato de que suas famílias estão em constantes conflitos pessoais o que ocasiona em mudanças de endereço, viagens para o interior do Estado ou ainda a separação dos pais, o que resulta muitas vezes na separação dos filhos. Os alunos que saem da Instituição há a preocupação de acompanhá-los de forma distanciada, mas atendendo as suas necessidades na medida do possível, pois a assistência não é apenas material, ou apenas educacional. O maior interesse é em promover meios que ajudem as crianças em sua vida, de maneira mais ampla possível, pois quase sempre elas retornam de alguma maneira à Instituição.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO

[pic 1] 

CONSULTORA PEDAGÓGICA

PILAR – CONEXÃO VIDA

NÍVEL DE ENSINO

Educação infantil e Ensino Fundamental

MODALIDADES – REFORÇO ESCOLAR

Educação infantil

Ensino Fundamental 1º Ciclo (1º ao 3° ano) - Reforço

ESTRUTURA FÍSICA

  • 4 Salas amplas;
  • 01 laboratório de informática;
  • 01 Sala de corte e costura;
  • 01 Cozinha para aulas de culinária;
  • 01 Refeitório;
  • 01 Cozinha;
  • 06 Banheiros (M/F);
  •  01 Banheiro adaptado;
  •  01 Área de serviço;
  •  02 Depósitos de materiais;
  • 01 Hall de entrada;
  •  01 Secretaria;
  •  01 Auditório com palco e capacidade para 300 pessoas;
  • 01 Camarim com sala de som;
  • 01 Sala de Serviço Social;
  • 01 Brinquedoteca;
  •  01 Biblioteca comunitária;
  • 01 Parque infantil;
  • 01 Posto de saúde.

RECURSOS HUMANOS

A Instituição desde o início acolheu em seu quadro de professores àqueles com formação em magistério, bem como os leigos. Estes por se tratar de uma opção da mantenedora respaldada em seus princípios norteadores. Com o passar dos anos prioriza-se os profissionais com formação em nível superior, por acreditar que a qualidade de ensino depende de um quadro funcional capacitado e atualizado constantemente. Atualmente conta com 04 professoras e 03 monitores com as seguintes formações: para a Educação Infantil 02 professoras; no Ensino Fundamental de 2º ao 3º ano, 01 professora Licenciada em Pedagogia e 01 Licenciada em Língua Portuguesa e Espanhol e 03 monitores. É importante salientar que o corpo docente está em constante formação continuada através de parcerias com faculdades e/ou ONG que atuam no entorno da Instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (157.1 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com