Caracterização de estágio
Por: alinejhonny • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.985 Palavras (12 Páginas) • 381 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE SANTA MARIA
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
MARINETE BATISTA DE SANTANA
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
CAJAZEIRAS-PB
2015.2
MARINETE BATISTA DE SANTANA
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Caracterização apresentada como requisito para avaliação da disciplina de Estágio supervisionado I, ministrado pelo professor Walter Fernandes Anacleto, no semestre 2015.2 na Faculdade Santa Maria.
CAJAZEIRAS – PB
2015.2
1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
1.1. Processos históricos que deu origem a instituição
O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco dos municípios. O CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS “Dr. Tiíno” foi implantado em 07 de junho de 2008, no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Governador Cássio da Cunha Lima e do Prefeito Damísio Mangueira da Silva.
O CRAS foi inserido em um imóvel da Prefeitura Municipal de Triunfo – PB. O Centro de Referência de Assistência Social foi o principal fornecimento social posto à disposição aos usuários da assistência social, desde seu princípio até os tempos contemporâneos. O CRAS atende a toda a população de Triunfo, tanto da zona urbana com da rural.
O CRAS possuía na ocasião de sua fundação, aproximadamente 10 (dez) servidores, entre assistentes sociais, psicólogos, coordenador do CRAS, educadores sociais, vigilante noturno, auxiliar de serviços gerais e recepcionista.
1.2. Estrutura organizacional e financeira
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS “Dr. Tiíno”, está localizado na Rua Hilton Muniz de Brito – Bairro: Centro S/N CEP: 58.920-000, Triunfo – PB.
Sua estrutura administrativa atualmente é composta por:
- Uma Assistente Social;
- Uma Psicóloga;
- Coordenador;
- Secretária de Ação Social;
Seu espaço físico é composto por uma sala adjunta para os Assistentes Sociais e a Psicóloga, uma sala para atendimentos particulares, duas salas para atendimentos dos Programas do Governo Federal, uma cozinha, um almoxarifado, dois banheiros e um salão para atendimento de grupos de convivência (idosos, gestantes, etc.).
Os recursos federais do cofinanciamento da assistência social são reservados no Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). Por sua vez, os recursos dos Estados e Municípios para o cofinanciamento são reservados, simultaneamente, nos Fundos Estaduais e Municipais de Assistência Social, aonde esses recursos vêm do Governo Federal para a Secretária de Assistência Social do município de Triunfo, a Prefeitura também ingressa com recursos para o custeamento e funcionamento do CRAS.
1.3. Política social da instituição:
- Objetivos Institucionais:
O CRAS tem por missão prestar serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF, tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.
O mesmo tem por objetivo prevenir as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social, apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
No CRAS são desenvolvidos alguns programas e projetos como:
- Atendimento social;
- Atendimento psicossocial;
- Encaminhamento: Passe livre, BPC, Cesta Básica.
- Realização de Palestras voltadas para a comunidade e/ou as famílias;
- Grupos de convivência para crianças, adolescentes, mulheres, idosos, gestantes e carteirinha para o idoso.
1.4 Recursos disponíveis e orçamento geral da instituição (humanos: quantificar por habilitação e função exercida; Materiais: equipamentos e demais materiais; Financeiro: fontes de recursos financeiros).
Os recursos federais do cofinanciamento da assistência social são reservados no Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), esses recursos vêm do Governo Federal para a Secretária de Assistência Social do município de Triunfo, a Prefeitura também ingressa com recursos para o custeamento e funcionamento do CRAS. A instituição conta com o seguinte quadro de recursos humanos: 09 Educadores Sociais; 01 Assistente Social; 01 Psicólogo; 02 Assistentes Administrativos; 01 Coordenador; 01 Secretário de Ação Social; 01 Vigilante e 02 Auxiliares de Serviços Gerais, todos pagos com os recursos acima supracitados.
A instituição ainda dispõe dos seguintes recursos materiais: 01 Telefone; 02 Impressoras; 02 Computadores; 01 TV; 01 Caixa de Som; 01 DVD; 01 Datashow; 01 Máquina Fotográfica; 01 Veículo Exclusivo; 01 Veiculo Compartilhado; Brinquedos; Materiais Pedagógicos, Culturais e Esportivos e Internet via Wifi.
2 - CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA GEOGRÁFICA (CIDADE DE TRIUNFO).
2.1 Aspectos Geográficos e populacionais:
O município de Triunfo está localizado na região Oeste da Paraíba, na microrregião de Cajazeiras. Limitando-se ao Sul com Santa Helena, a Leste Poço José de Moura, a Nordeste Santarém, a Norte Bernardino Batista e a Oeste com Umari no Estado do Ceará. Ocupa uma área de 238,7 km².
...