TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização estágio

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.348 Palavras (10 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 10

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PATRÍCIA DE MORAIS NERY

ORIENTAÇÕES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Coordenador do curso: Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

2016/1

PATRICIA DE MORAIS NERY

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio Curricular Obrigatório I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Caracterização Socioinstitucional

1- Contextualização histórica da instituição em que está estagiando;

  1. – Identificação da Instituição:

                           O Centro de Referência de Assistência Social  CRAS de Barrolândia –Tocantins situado na avenida Canaã, tem sede própria . O CRAS e uma unidade Pública Estadual responsável pela oferta de serviço de Proteção Social Básica as famílias, grupos e individuo em situação de vulnerabilidade. O Centro Referência da Assistência Social CRAS de Barrolândia-Tocantins também conhecido como casa da família foi inaugurado no dia 11 de Janeiro de 2010, localizada na Avenida Canaã s/n, durante o ano de 2010 foram realizado os tratamento de habilitação do município para gestão básica. O CRAS é principal equipamento do desenvolvimento dos serviços sócio assistenciais da proteção social e concretização dos direitos humanos.

  1. – Estrutura Organizacional-

 O CRAS possui um quadro de funcionários sendo duas assistentes sociais, umas delas coordenadora do CRAS, uma recepcionista, uma pedagoga, uma auxiliar de serviços gerais, um técnico e um entrevistador do cadastro único.

O CRAS funciona de segunda as sextas são feitos atendimentos e cadastramentos de famílias. Desenvolver ações como programas, projetos, serviços e benefícios na tentativa de garantir renda, autonomia acolhida, convívio ou vivência na família e na comunidade.

As atividades realizadas nesta instituição são:

  • Grupo de  idosos;
  • Acompanhamento psicossocial;
  • Acompanhamento de famílias em situação de vulnerabilidade.

2- Objetivo institucional:

2.1– Natureza dos programas e projetos:

 

                           O CRAS tem uma finalidade a prevenção e intervenção trabalhando com família que esta em situação de vulnerabilidade social, através  do desenvolvimento de potencialidade e aquisições ,o fortalecimento  de vínculos familiares comunitários e ampliação ao acesso dos direitos de cidadania. Fortalecer e priorizar  a função protetiva da família ,inclusão da família no sistema de Proteção Social e nos serviços públicos conforme suas necessidades. Detectar necessidades dos usuários a benefícios e programas de transferência de renda.

2.2– Política Social:  

A Politica Social de Assistência Social  compõe o tripé da Seguridade Social, direito garantido após a Constituição Federal de 1988, sendo garantido a quem dela necessitar. O CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) é a porta de entrada da Política de Assistência Social, está dentro da Proteção Social Básica.                        

O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica.  Buscar contribuir significante para tornar a população com a qualidade para se viver, por meio voltadas para esses usuários em situação de vulnerabilidade pessoal e social que assegura a população o exercício de direito e condições de vida digna através do CADÚNICO que permite identificar seu grau de vulnerabilidade é também um instrumento de identificação que caracteriza a família de baixa renda ou aquelas igual ou inferior à meio salario mínimo. Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia a família em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo pais e integra o plano País Sem Miséria. Carteira dos idosos é um instrumento de comprovação apara que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto no valor da passagem interestadual de acordo com o estatuto do idoso. Oficinas é um trabalho de grande importância que é realizada com as famílias e grupos que estão em continuo processo de interação com os outros.

  1. -Recursos Financeiros:

                                   As fontes de financiamento do CRAS o Conselho Municipal de Assistência Social e Órgão Colegiado, paritário e deliberativo da politica da politica municipal de Assistência Social, no qual estão alocados todos os recursos para o financiamento de serviços governamentais e não governamentais para a área de Assistência Social. IGD 1.245,60 manutenções do CAD Único e Bolsa Família ,PBC-1000

3- Âmbito Institucional:

3.1– Caracterização da População:

                            O CRAS faz acompanhamento às pessoas e famílias sem acesso á renda e aos serviços públicos; Pessoas e famílias com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, etnia, limitações físicas, mentais ou emocionais, orientação sexual, idade entre outras. Desenvolve atividades socioeducativas fazendo visitas domiciliares.

Famílias participando de grupos do PAIF 398. Adolescentes, crianças e idosos nos grupos  do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos .

3.2– Processo decisório:

                         Colegiado da equipe multiprofissional, de acordo com a demanda. Também a equipe participa de decisões as quais são repassadas a Secretaria de assistência social. Essas demandas chegam através da busca ativa, busca espontânea, encaminhamentos. Como é trabalhada é através da acolhida, estudo social, visita domiciliar, orientação, encaminhamentos e acompanhamento familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (310.2 Kb)   docx (377.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com