Carboidratos
Tese: Carboidratos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ddjowsfrilla • 1/12/2013 • Tese • 2.132 Palavras (9 Páginas) • 302 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO
1.1 - Rins
Pode ser definido como o principal órgão do sistema renal e um dos principais órgãos que mantém o perfeito funcionamento do corpo humano; os rins. Estão localizados na parede posterior do abdômen. O rim tem como umas das principais funções, a eliminação de produtos terminais do metabolismo orgânico, como ureia, creatinina e ácido úrico, a regulagem do pH sanguíneo, o volume sanguíneo, e a produção de hormônios. Seu formato recorda o formato de um “feijão” e o seu tamanho é aproximadamente de uma mão humana fechada, é um órgão de massa leve e está localizado na parte mais alta e posterior da cavidade abdominal. Em sua morfologia interna, o rim é dividido em duas grandes áreas: a medula, área mais interna e o córtex, área mais externa, que apresentam algumas estruturas que são chamadas de colunas renais e as pirâmides renais. E na sua área de conexão com o ureter, há os cálices que são divididos em menores e maiores; na sua porção final antes do ureter apresenta-se a pelve renal. O rim é revestido por uma fina camada de um tecido fibroso branco. Posteriormente aos rins em seu meio externo existem as glândulas suprarrenais que tem como a principal função a secreção de alguns hormônios.
1.2 - Néfrons
Os néfrons são as partes funcionais dos rins, são as unidades a níveis microscópios que regulam as principais atividades do sistema renal. Alguns autores gostam de compará-los aos alvéolos pulmonares que executam as partes funcionais nos processos respiratórios. Cada néfron se estende do córtex renal até a medula renal, grande parte das suas estruturas se localiza no córtex, com excessão das alças de Henle e os dutos coletores que se localizam na medula. Os néfrons são constituídos por glomérulos que podem ser definidos como um emaranhado de capilares que se localizam na parte inicial da vascularização dos néfrons, são envolvidos por uma espécie de cápsula denominada de Cápsula de Bowman. Cada néfron possui arteríolas que são os tubos responsáveis pelo transporte de sangue
4
que se estendem e finalizam-se tornando um novelo de capilares, os glomérulos.E também, os néfrons, possuem outro túbulo onde se concentra a urina chamado de Túbulo Renal, este que se inicia a partir da Cápsula de Bowman e desce atravessando a parte medular do rim e depois ascende formando a Alça de Henle em formato semelhante a letra U, posteriormente este túbulo contorce-se formando os túbulos contorcidos que unem aos grandes dutos coletores de urina. O rim é constituído por milhares dessas estruturas complexas chamadas néfrons, e que desempenham um papel fundamental em nosso sistema renal.
1.3 - Ureter
O ureter apresenta aproximadamente 6 mm de diâmetro chegando a medir cerca de 25 a 30 cm. Localizado na cavidade abdominal chegando até a cavidade pélvica. Suas paredes formadas por músculo liso possuem fibras simpáticas e parassimpáticas. A principal função do ureter é transportar a urina até a bexiga por meios de contrações constantes.
1.4 - Bexiga
A bexiga é uma bolsa de parede elástica, formada por musculatura lisa, é constituida por três diferentes túnicas, são elas, uma túnica externa (conjuntivo), uma túnica na porção média (mucosa) e por fim uma túnica interna (muscular). Sua principal função é receber a urina vinda dos rins e armazená-la para posteriormente excreta-lá através da uretra. Situa-se na parte inferior do abdômen, atrás da arcada púbica e na frente do reto nos homens, e nas mulheres na frente do útero. Semelhante ao interior do estômago, a bexiga possui vilosidades que aumentam o seu tamanho e consequentemente aumentam a sua capacidade de armazenagem. Ao atingir um determinado volume, as fibras tendem a estirar-se e antes que isso rompa a fibra muscular, é lançado um impulso nervoso ao cérebro que retorna como o desejo de urinar, e então a urina é encaminhada para a uretra.
5
1.5 – Uretra
A uretra é um tubo que liga a bexiga para o meio externo, tem a função de excretar a urina. Nas mulheres ela faz parte do sistema renal somente, já nos homens é utilizada tanto no sistema renal quanto no sistema genital, e isso resulta numa diferença de tamanho entre os gêneros, consequentemente no homem a uretra vai ser maior do que na mulher.
6
2 - OBJETIVO
Como todo intenso trabalho é comum resultar alguns excessos, e em nosso metabolismo isso não é diferente. Na intensa máquina do corpo humano, os resíduos precisam ser exportados, e essa é a principal função do nosso sistema em questão, o sistema renal. O objetivo do nosso trabalho é compreender e explorar um pouco mais sobre esse “removedor de lixo” em nosso corpo, fundamentados na literatura atualizada vamos dissertar sobre o sistema renal e suas funcionalidades.
7
3 - DISCUSSÃO
3.1 - Filtração Glomerular
Na fisiologia renal é importante destacar algumas características importantes que servem para compreender a ocorrência desse processo fundamental chamado de Filtração Glomerular. Primeiramente, não chegam aos glomérulos macromoléculas como proteínas por serem estruturas de tamanho grande. Outra característica importante de ressaltar é que a membrana que envolve a Cápsula de Bowman tem carga negativa, ou seja, íons de carga negativa serão repelidos ou dificilmente absorvidos nesse processo. E por fim, sabendo-se que as pressões hidrostáticas dos capilares e da Cápsula de Bowman anulam-se, em sentidos vetoriais e não em intensidade, e devido à falta de proteínas no Filtrado Glomerular, a pressão oncótica só ocorrerá a sentido dos capilares dos glomérulos resultando numa dificuldade de saída do líquido dos capilares até a Cápsula de Bowman.
A filtração glomerular ocorre devido às diferenças de pressões, a pressão arterial que chega aos capilares representa cerca de 60 mmHg sendo de maior pressão do que as pressões que agem em direção contrária, a pressão oncótica e a pressão hidrostática do capilar, estas que juntas exercem cerca de 50 mmHg. A resultante da Filtração Glomerular é a passagem
...